Sociedade

Cefojor abre inscrições na província do Huambo

Marcelino Wambo | Huambo

Jornalista

O Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor) do Huambo iniciou, na quarta-feira, a inscrever os primeiros candidatos que pretendem frequentar os cursos de curta duração, informou, ontem, o chefe do Departamento Pedagógico e dos Assuntos Académicos da instituição.

10/02/2024  Última atualização 10H24
Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor) do Huambo © Fotografia por: Edições Novembro
Lopes Baptista adiantou que as inscrições vão decorrer sem interrupção, para garantir um ciclo contínuo de formação dos jovens. Neste momento, referiu, estão disponíveis sete cursos de curta duração. "Estamos à espera que o número de estudantes em cada turma seja o suficiente para arrancar as aulas”.

O mês de Março é a meta para o início das aulas no Cefojor e de acordo com Lopes Baptista o curso de Técnicas de Locução e Apresentação é o que tem maior número de inscritos, seguido pelo de Técnicas de elaboração de relatórios, Secretariado Executivo e Informática.

No primeiro dia, destacou, já tinham sido inscritos mais de 30 candidatos. Os cursos disponíveis até ao momento são de curta duração, isto é, dos 10 aos 30 dias.

O chefe do Departamento Pedagógico e dos Assuntos Académicos do Cefojor, Lopes Baptista,  informou que o centro dispõe de formações com padrões elevados, capazes de propiciar aos formandos preparação para os desafios do mundo moderno, no quadro das tecnologias.

O centro, sublinhou, está pronto para administrar cursos de carácter técnico, sobretudo de Elaboração de Relatórios e Pareceres,  Formação Pedagógica Inicial para Formadores, Técnicas de Vendas e Negociação, Técnicas de Redacção de Documentos Oficiais, Excelência no Atendimento ao Público, Excel Avançado, Informática, Técnicas de Locução e Apresentação, Chefia e Liderança, Design Gráfico, Oratória, Secretariado Executiva, Comunicação Institucional e Assessoria de imprensa.

O Cefojor, realçou, vai administrar igualmente cursos de Gestão de Recursos Humanos e Legislação Laboral, Técnicas de Fotojornalismo, Edição de Vídeo, Câmeramen, Marketing Digital, Paginação Digital, Mestre de Cerimónia, Técnicas de Entrevista, de Reportagem, de Comunicação para Motoristas (taxistas e cobradores), Línguas Portuguesa, Kimbundo, Umbundo, Kicongo, Inglês, Francês e Noções de Sons para DJ.

Os preços a serem praticados, assegurou, vão merecer numa primeira fase um desconto de 10 por cento em relação aos praticados no Cefojor de Luanda, garantido que a instituição vai primar por um corpo docente nacional e noutros casos estrangeiros sempre que for necessário. O Centro de Formação de Jornalistas, cuja carteira de formação saiu de 15 para mais de 50 cursos, foi criado há 21 anos e é a principal referência quanto à formação técnica de profissionais nas áreas de Comunicação, tendo formado já várias gerações de jornalistas espalhados em diversos órgãos de informação do país.

Construído para servir o país e a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a infra-estrutura tem seis edifícios, um dos quais reservado ao serviço de restauração, além de estúdios de Televisão, Rádio e Imprensa.

Inaugurado no passado dia 12 de Janeiro pelo Presidente da República, João Lourenço, o espaço conta ainda com 16 salas de aula, 88 dormitórios, um auditório com capacidade para 300 pessoas, além de biblioteca e enfermaria.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade