Mundo

China continua aberta a mais investimentos

O Presidente chinês, Xi Jinping, concedeu, quinta-feira, uma audiência, em Pequim, a representantes de empresas norte-americanas, tendo avaliado as relações económicas e comerciais, num esforço para atrair investimento estrangeiro e tranquilizar os investidores.

28/03/2024  Última atualização 12H07
Presidente Xi Jinping tranquiliza investidores estrangeiros © Fotografia por: DR
Jinping recebeu a delegação norte-americana, composta de homens ligados ao meio académico e empresarial, numa altura em que existem receios por parte de investidores decorrentes do abrandamento económico. O encontro, que decorreu no Grande Palácio do Povo, aflorou questões de ordem política, derivadas da tensão em certos sectores da cooperação entre os dois países, com os Estados Unidos a acusarem ciclicamente os serviços de chineses de acessarem dados informatizados de forma ilegal.

A reunião, segundo a televisão estatal CCTV, segue-se ao Fórum de Desenvolvimento da China, concluído na segunda-feira e no qual estiveram presentes importantes líderes empresariais, incluindo o director executivo da Apple, Tim Cook, cuja empresa viu as vendas do iPhone caírem 33%, em Fevereiro, no gigante asiático, de acordo com dados oficiais.

O encontro com o secretário-geral do Partido Comunista Chinês (PCC) não fazia parte da agenda do Fórum de Desenvolvimento da China e foi marcado separadamente. De acordo com a imprensa local, a reunião é apresentada como uma oportunidade para abordar as percepções negativas sobre o actual clima empresarial na China, bem como para promover o investimento directo estrangeiro no país, que no ano passado registou um declínio.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo