Economia

Comité de Política Monetária do BNA reúne-se no Bengo

Arranca hoje, na província do Bengo, a 116ª reunião ordinária do Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA), encontro que se estenderá até amanhã, dia 15.

14/03/2024  Última atualização 11H22
Banco Nacional de Angola (BNA) © Fotografia por: Arquivo
Entretanto, o  governador do BNA, Manuel António Tiago Dias, encontra-se desde ontem em Caxito para cumprir uma agenda de três dias, que  inclui uma visita às fazendas Kabanguela e Nunes Carlos, ambos empreendimentos que receberam financiamento no âmbito do Aviso número 10/2022 do BNA, relacionado às modalidades de Concessão de Crédito ao sector real da economia.

Em declarações à imprensa, o governador enfatizou que o sistema financeiro angolano demonstra solidez, destacando os esforços do BNA em fortalecer as instituições bancárias do país, tornando-as mais robustas e capazes de cumprir o seu papel, especialmente em relação à intermediação financeira.

Segundo o responsável, o BNA tem estado a aprovar normativos que orientam as instituições financeiras a desempenhar um papel mais activo no que diz respeito à intermediação financeira.

Na sua última reunião, realizada nos dias 18 e 19 de Janeiro de 2024, em Luanda, o CPM deliberou a manutenção da Taxa BNA em 18%, da taxa de juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez em 18,5%, da taxa de juro da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez em 17,5% e aumentar o coeficiente das reservas obrigatórias em moeda nacional para 20%.

Esta última medida tem por objectivo adequar o nível de liquidez à actividade económica e mitigar as pressões inflacionistas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia