O Festival Internacional de Jazz, agendado para decorrer de 30 deste mês a 1 de Maio, na Baía de Luanda, tem já confirmada a participação de 40 músicos, entre nacionais e estrangeiros, e o regresso da exposição de artes visuais com obras de 23 artistas plásticos, anunciou, sexta-feira, em conferência de imprensa, no Centro de Imprensa da Presidência da República, CIPRA, o porta-voz da Bienal de Luanda, Neto Júnior.
O artista plástico, João Cassanda, com a obra “Mumuíla Feliz”, e o escultor Virgílio Pinheiro, com a escultura “Piéta Angolana”, são os vencedores da 17.ª edição do Grande Prémio ENSA-Arte 2024, tendo arrebatado uma estatueta e um cheque no valor de seis milhões de kwanzas.
Ao som de canções como “Yisso Kuina Zioni” e “Yesu”, “Maiomana”, os fieis da Igreja Tocoísta realizaram, domingo, a primeira edição da “Roda do Nkembo”, no Largo da Tondinha, adjacente ao Parque da Independência.
O evento esteve enquadrado nas celebrações do aniversário do Profeta Simão Toco e ficou marcado com a actuação da Banda Vozes e Sons do Israel do Lobito, com uma proposta do Nkembo Clássico.
As cinco horas de música ao vivo que preencheram tiveram o intervalo das orações de abertura e encerramento pelos líderes religiosos. O espaço acolheu fieis da Igreja Tocoísta e de outras denominações religiosas, ávidos em apreciarem e testemunharem o Nkembo, a proposta musical para adoração dos Tocoístas.
O evento foi épico e marcado por várias músicas instrumentais e cantadas, quase todas acompanhadas com passos e coreografias chamadas de nkembelar.
Um dos primeiros momentos foi a subida de alguns veteranos do estilo para manter a originalidade do "Yisso Kuina Zione”, música muito conhecida no meio tocoísta.
Domingos Xito foi o primeiro a subir ao palco com o suporte da banda em serviço e provocou a primeira agitação, fazendo circular as pessoas em roda. No segundo momento aconteceu o "reencontro dos que nunca foram”, expressão usada para definir os filhos do nkembo, conhecidos fora da igreja.
Lito Graça, na bateria, Mias Galhetas, no baixo, e uma selecção de guitarristas para o solo e ritmo, com destaque para Teddy Nsingui, Kintino, Paulino Virgílio e Domingos Xico. Nas cores Horácio Gomes e Zinga Sona. Foi o reviver dos velhos tempos quando aprenderam a tocar o nkembo.
Lobito é capital do Nkembo
O encerramento com a Banda Vozes e Sons do Israel do Lobito provou que o Lobito é a capital do Nkembo, tendo justificado a participação como os convidados especiais.
O coral vindo do Lobito optou por começar com Nkembo dos anos 1960 a 1970, para manter a originalidade da dança e mostrar ao público a verdadeira raiz do estilo.
Abraão Paulo, responsável provincial de cultura de Benguela, esclareceu que "em Luanda toca-se o Nkembo dos anos 1990, mas nós queremos mostrar algo muito diferente, aquele que chamamos de Nkembo do Papá Simão”.
De seguida aplaudiu a iniciativa da organização. "O Nkembo é um marco para os tocoístas e simboliza uma dança espiritual, que foi sempre perseguido, mas a medida que fossem mortos apareciam mais pessoas. O nkembo significa vida e, actualmente, uniu vários estilos musicais”, reforçou.
O director artístico e porta-voz da organização, Yark Spin disse que o nkembo influencia outros estilos musicais. Quanto ao reconhecimento do estilo, Yark Spin, disse que têm trabalhado no sentido de reconhecer o estilo a nível nacional. "Se olharmos para 70 por cento dos guitarristas no país, iremos constatar que maior parte é tocoísta, esta é a influencia que o nkembo tem, todos eles saíram do nosso meio”, disse.
Lito Graça, que cresceu na Igreja Tocoísta, frisou que a Roda de Nkembo foi um concerto de consolidação do género e dos ritmos e que as pessoas viram o real significado dela. "O Nkembo significa vida porque também faz parte da minha génese, é um estilo que ganhou espaço e tem mantido a originalidade até os dias actuais”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
Login“Rosa Baila”, “Chikitita”, “Perdão”, dentre outros sucessos que marcam o percurso artístico de Eduardo Paím, serão apresentados amanhã, a partir das 19h30, no concerto comemorativo aos 60 anos natalícios do cantor e produtor.
Os escritores Agostinho Neto e António Jacinto são, hoje, às 10h, homenageados como “Poetas da Liberdade”, no Festival de Música e Poesia, que acontece no auditório do Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa, em Lisboa, Portugal.
A exposição fotográfica do artista angolano Pedro Yaba, intitulada "Simbiose" lança luz sobre a importância histórica da indústria mineira na economia nacional afirmou, segunda-feira, o secretário de Estado para Sector dos Recursos Minerais, Jânio Victor.
O músico Vui Vui e o artista plástico Horácio Dá Mesquita felicitaram a elevação dos géneros de dança e música kizomba, assim como a tchianda e os instrumentos musicais marimba e quissange a Património Imaterial Nacional, pelo Ministério da Cultura.
Pelo menos 21 pessoas morreram na sequência de um naufrágio que ocorreu no Rio Lufira, na zona sudeste da República Democrática do Congo (RDC), tendo 11 dos passageiros conseguido salvar-se, noticia hoje a agência espanhola EFE.
O Festival Internacional de Jazz, agendado para decorrer de 30 deste mês a 1 de Maio, na Baía de Luanda, tem já confirmada a participação de 40 músicos, entre nacionais e estrangeiros, e o regresso da exposição de artes visuais com obras de 23 artistas plásticos, anunciou, sexta-feira, em conferência de imprensa, no Centro de Imprensa da Presidência da República, CIPRA, o porta-voz da Bienal de Luanda, Neto Júnior.
A judoca angolana Maria Niangi, da categoria dos -70 kg, consegui o passe de acesso aos Jogos Olímpicos de Verão, Paris'2024, ao conquistar, sexta-feira, a medalha de ouro no Campeonato Africano de Judo que decorre na Argélia.
A representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Angola, Denise António, destacou, sexta-feira, em Luanda, a importância do Governo angolano criar um ambiente propício para a atracção de mais investidores no domínio das energias renováveis.
O artista plástico, João Cassanda, com a obra “Mumuíla Feliz”, e o escultor Virgílio Pinheiro, com a escultura “Piéta Angolana”, são os vencedores da 17.ª edição do Grande Prémio ENSA-Arte 2024, tendo arrebatado uma estatueta e um cheque no valor de seis milhões de kwanzas.
Nascido Francis Nwia-Kofi Ngonloma, no dia 21 de Setembro de 1909 ou 1912, como atestam alguns documentos, o pan-africanista, primeiro Primeiro-Ministro e, igualmente, primeiro Presidente do Ghana, mudou a sua identidade para Nkwame Nkrumah, em 1945, com alguma controvérsia envolvendo o ano de nascimento e o nome adoptado.