Sociedade

Da paixão nas quadras à visão de liderança

Júlio Gaiano e Sampaio Júnior | Lobito

Jornalistas

Teresa Dias Pereira, tratada carinhosamente por “Mãezinha”, é uma antiga praticante de andebol do Time da Escola da Restinga-Lobito. Com uma carreira desportiva admirável de cerca de 22 anos, hoje ela olha para trás com orgulho. Afastada das quadras, a sua ambição é concorrer à presidência da Associação Provincial de Andebol de Benguela (APAndBg), com eleições marcadas para o final de Maio deste ano.

22/03/2024  Última atualização 07H20
Teresa Dias Pereira © Fotografia por: DR
Mãezina iniciou a sua jornada no andebol como infanto-juvenil em 1997,  no Time da Escola da Restinga-Lobito, sob a orientação do professor Bertelim Nelson Leite. Teve uma trajectória notável. Em 2003, passou a integrar a equipa sénior da Académica do Lobito, onde foi treinada por João Feliciano Ricardo. A sua carreira foi marcada pelo sucesso e pelo interesse de outros clubes, culminando em sua passagem pelo Electro Sport Clube do Lobito, onde foi orientada por treinadores como Alex Fernandes, José Pereira "Kidola” e Fernando Luís.

Hoje, Mãezinha vê-se como uma mulher empoderada, pronta para desafiar limites. "Sou guiada pela coragem”, destaca. O seu foco actual é liderar a Associação de Andebol de Benguela, motivada por uma visão crítica do estado actual do andebol na província e a necessidade da renovação na sua liderança.

Nessa jornada, ela conta com o apoio incondicional do seu esposo, que sempre a encoraja nas suas decisões. "O meu amado esposo está sempre comigo, apoiando e encorajando, inclusive na minha candidatura à presidência do andebol”, enfatiza.

Para Mãezinha, a família é o seu alicerce, reflectindo tudo o que ela é e justificando os seus esforços para se tornar uma pessoa melhor. "Sou abençoada por ter uma família e sei que posso sempre contar com eles”, afirma.

Ela atribui sua resiliência e força ao longo da vida e carreira desportiva aos desafios que superou, enfatizando que nada mais a assusta. Com o apoio de clubes, dirigentes da associação e antigos praticantes, Mãezinha almeja revitalizar o andebol em Benguela, focar na formação de base para ambos os escalões, feminino e masculino, e restaurar a mística da província na modalidade.

Consciente dos desafios, ela  inspira-se nos conselhos do seu esposo para alcançar os seus objectivos e promover o crescimento e a modernização do andebol, mantendo os valores essenciais da modalidade.

Teresa Dias Pereira tem um histórico de conquistas, incluindo títulos nacionais em diferentes categorias e participações internacionais. Campeã nacional no escalão de juvenis (1999), campeã nacional no escalão de juniores (fazendo dupla categoria), em 2000, por duas vezes, ficou em 3º  lugar(2008 e 2010), no escalão sénior feminino, ao serviço do Electro Sport Clube do Lobito. A ex-desportista  também teve um percurso internacional ao participar no africano disputado em Benim, em 2009.

Após deixar as quadras, continua  a contribuir para o andebol como representante nacional de andebol de praia na Federação Internacional de Andebol (IHF), onde já foi reconhecida como a melhor jogadora nacional na modalidade, isto em 2001 e 2002.

Neste mês dedicado à mulher, Mãezinha ressalta a importância de reconhecer o trabalho e as conquistas das mulheres em diversas áreas, combatendo estereótipos e promovendo a igualdade. Ela valoriza o seu papel na sociedade e na família, destacando a luta das mulheres pelos seus direitos e a crescente ocupação de espaços de liderança e influência.

A antiga andebolista também aborda a questão dos estereótipos de género, especialmente em relação às mulheres na cozinha, enfatizando que as suas habilidades culinárias são apenas uma parte da sua identidade versátil. Ela celebra o papel fundamental das mulheres na formação da família e na educação dos filhos, transmitindo valores e conhecimentos essenciais para as futuras gerações.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade