Sociedade

Governante desdramatiza protestos de “zungueiras”

O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos re-jeitou ontem que a manifestação de zungueiras, nas ruas de Luanda, tenha a ver com direitos humanos, mas sim com os seus interesses comerciais.

05/12/2018  Última atualização 07H57
Eduardo Pedro | Edições Novembro


Francisco Queiroz, que falava à imprensa à margem do ‘workshop' para a recolha de contribuições à Proposta da Estratégia do Executivo sobre os Direitos Humanos, foi insta-do a comentar as manifestações de cerca de meia centena de zungueiras - que vendem todo o tipo de produtos pelas ruas -  no mercado da Gajajeira, no Distrito Urbano do Rangel, desactivado segunda-feira pela Comissão Administrativa da Cidade de Luanda, no quadro da “Operação Resgate”.
Para o ministro, estas manifestações “têm mais a ver com interesses comerciais de cada um”. O governante acrescentou que “cada um está a de-fender os seus direitos comerciais”.
“São interesses comerciais. O Estado tem um interesse, esse sim, é de direitos humanos, de manter a ordem e a tranquilidade”, realçou o titular da pasta da Justiça e dos Direitos Humanos.
A “Operação Resgate”, colocada em prática pelas autoridades a 6 de Novembro, visa reforçar a autoridade do Estado em todos os domínios, reduzir os principais factores desencadeadores da desordem e insegurança, bem como os da violência urbana e da sinistralidade rodoviária.
Visa também aperfeiçoar os mecanismos e instrumentos para a prevenção e combate à imigração ilegal, e proibir a venda de produtos não autorizados em mercados informais.