Sociedade

Comunicólogos apostam na criação de um observatório

A Associação de Comunicólogos Angolanos vai apostar na promoção da investigação científica, bem como a criação de um observatório de comunicação social, deu a conhecer, em Luanda, o presidente da agremiação.

10/12/2018  Última atualização 05H55
Vasco Gwinho| Edições Novembro © Fotografia por: Parte dos membros da Associação de Comunicólogos

André Sibi, que falava durante a cerimónia de proclamação da Associação de Comunicólogos Angolanos, disse que numa primeira fase vai trabalhar para a consolidação da estrutura a nível nacional e internacional, bem como o estabelecimento de parcerias com as organizações congéneres, com destaque para as da lusofonia.
Promover a qualificação dos membros, assim como estágios profissionais para diminuir a distância entre a teoria e práticas profissionais, constam igualmente entre as acções a desenvolver pela organização.
O outro segmento que o líder considerou necessário desenvolver são as linhas de pesquisa, nas diferentes disciplinas da comunicação. Para tal, numa primeira fase, vai apostar na organização de conferências, palestras, workshop, tertúlias e seminários destinados a reflectir sobre as questões do sector, assim como as oportunidades de negócio.
A participação de membros em conferências nacionais e internacionais, constitui um caminho a seguir, dada a necessidade dos quadros angolanos tomarem parte das várias discussões sobre a comunicação um pouco por todo o mundo.
Estão inscritos na organização 287 membros, entre docentes universitários, pensadores nas áreas de Comunicação Social, Jornalismo, Relações Públicas e Marketing, Cinema e TV, Língua Portuguesa e Comunicação, formados no país e no exterior.
Além da capital do país, tenciona formalizar a abertura de núcleos nas províncias do Bié, Huíla e Uíge.
O presidente da Associação dos Comunicólogos é de opinião que é chegado o momento de se criar uma plataforma destinada a congregar todos aqueles que fazem da comunicação como área de conhecimento.