Economia

Angola quer investimento australiano

Angola pretende atrair mais investimentos e colher a experiência australiana no domínio do desenvolvimento de projectos mineiros, declarou hoje em Perth, Austrália, o secretário de Estado para a Geologia e Minas, Jânio Corrêa Victor, no final da conferência Africa Down Under, que durante três dias juntou entidades governamentais e empresas africanas daquele país.

07/09/2019  Última atualização 07H25
Agostinho Narciso | Edições Novembro © Fotografia por: Secretário de Estado para os Recursos Minerais

“Queremos atrair mais investimento, aprender com a experiência da Austrália e procurar implementá-la no nosso país, pois sabemos que é um gigante na mineração, e Perth é uma cidade cujo bem-estar foi construído com base na mineração”, sublinhou Jânio Corrêa Victor. O secretário de Estado para Geologia e Minas referiu que a conferência foi “mais uma experiência” no domínio da atracção de investimento estrangeiro. “Transmitimos o momento de reformas que Angola está a implementar e a mensagem de mais transparência e menos burocracia, para criar um ambiente de investimento mais saudável no país, a qual foi bem recebida”, referiu.
Angola pretende despertar o interesse de empresas australianas como a BHP Billiton e Rio Tinto, consideradas dois gigantes da mineração e outras companhias.
À margem da conferência, a representação angolana participou em reuniões de concertação sobre temas apresentados por empresas mineradoras que já operam no país, como a Mimbos Resources Limited e Ener Gold Group, ou à procura de implantação, como a Hovelock Mining Investment,
As empresa Endiama e Sodiam, de produção e comercialização de diamantes, respectivamente, representaram o país numa exposição mineira integrada na conferência.
Na abertura do evento, na qual participou o primeiro-ministro daquele país, Mark McGowan, o membro da organização Bill Repard ressaltou a importância da intervenção da Austrália no desenvolvimento do sector de mineração em África.