Economia

Microcrédito: Inapem promove sectores beneficiados

O Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) prossegue, nas redes sociais, com a campanha de promoção dos sectores elegíveis para o microcrédito, no quadro do recente acordo do Ministério da Economia e Planeamento (MEP), o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) e oito cooperativas de crédito.

06/10/2020  Última atualização 09H19
DR © Fotografia por: Apoio institucional é crucial para o crescimento dos negócios

A linha de microcrédito, conforme definido no programa, deve desembolsar para cada um dos projectos um financiamento de até sete milhões de kwanzas.

Para o efeito, elegeu-se os subsectores de Processamento alimentar, Logística e distribuição de produtos alimentares, Reciclagem de resíduos sólidos e urbanos, Produção cultural e artística, Desenvolvimento de softwares e Outros produtos e serviços da cadeia de agronegócio.

Quanto às cooperativas seleccionadas para operarem com a respectiva linha de microcrédito, figuram a Kixicrédito, Fácilcred, Williete, Kif crédito, Nespecred, Gingacred, Multicred e a Cooperafaje.

Com o programa de microcrédito, pretende-se garantir aos empreendedores o acesso aos financiamentos disponíveis, através de projectos bancáveis, uma solução operacionalizada pelo decreto Presidencial 98/20, que institui uma linha de 4 mil milhões de kwanzas para apoiar negócios formais e informais.

Recentemente, o Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA) transferiu dois mil milhões de kwanzas para as sociedades de microcrédito e cooperativas de crédito para o efeito.

De acordo com o regulamento do programa, os interessados devem candidatar-se e cumprir com as regras estabelecidas disponíveis nas cooperativas de crédito seleccionadas, entre as quais consta a certificação junto do Inapem.