Opinião

Dia mundial de higienização

Hoje é o Dia Mundial da Higiene das Mãos, uma data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e que visa chamar atenção sobre a higienização das mãos. Trata-se de um procedimento aparentemente simples e normal, mas que do ponto de vista sanitário desempenha um papel monumental na prevenção de doenças. O potencial na prevenção das infecções e doenças cujos vírus ou bactérias alojam-se e transmitem-se pelas mãos não pode ser descurado com a negligência da higienização habitual. Segundo a OMS, “uma correcta lavagem de mãos é feita com sabão, abrangendo as diversas zonas das mãos e deve ter a duração de um minuto”.

05/05/2021  Última atualização 06H35
Como sabemos, grande parte do que consumimos, quer alimentos sólidos, quer os líquidos, directa ou indirectamente, passa  quase  pelas mãos. A probabilidade de nos infectarmos ou de contagiarmos os outros, através das mãos não higienizadas, é maior  na proporção directa em que se negligencia a prática de lavagem das mãos.Não é exagerado dizer que, embora fosse uma prática normal, o contexto da Covid-19 e por força das recomendações das autoridades sanitárias, nacionais e internacionais, a lavagem das mãos conheceu, nos últimos tempos, uma adesão zelosa por parte dos cidadãos.

 Na verdade, a Covid-19 acabou por impor um procedimento que, por várias razões, era negligenciado por muitas pessoas, razão pela qual vale sempre a pena enfatizar as vantagens decorrentes do exercício de higienização das mãos.Falamos da prática normal de lavagem das mãos, um costume que, quando reiterado, contribui para reduzir significativamente as possibilidades de contágio ou infecção de algumas doenças. E os adultos devem jogar um papel importante na promoção deste comportamento a partir dos lares, sendo exemplares no procedimento de higienização das mãos, para que os dependentes adoptem, aprendam e  reforcem a prática.

De uma maneira geral, a higienização regular do corpo humano contribui para a redução das doenças e infecções a um percentual significativo, realidade que passa sobretudo pela consciência de cada um.O contrário é também verdade, nomeadamente a negligência para com a higienização das mãos, tende a expor o corpo humano a situações menos boas no que  à saúde diz respeito.

Num dia como hoje, as pessoas que confeccionam alimentos ou  que manipulam bens de consumo humano são instadas a tomar todas as medidas seguras e higiénicas, a começar inevitavelmente pela lavagem das mãos. Reiteramos aqui o nosso apelo, inclusive no âmbito das medidas individuais e colectivas que todos temos de adoptar, na higienização das mãos e de uma maneira nos cuidados que devemos ter para com o nosso corpo.Em casa, no trabalho ou na via pública, o processo de higienização das mãos, atendendo aos movimentos com as mãos, deve ser uma prática comum, quase que obrigatória, para salvaguardar a saúde das pessoas com as quais lidamos no dia-a-dia.
 
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião