Economia

“É preciso dar-se maior visibilidade ao que se produz”

Estanislau Costa | Lubango

Jornalista

Anteontem, 8, antes de partir para o município da Matala, o Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, realizou uma reunião na sala de conferências do Governo provincial da Huíla com membros de diversas associações de empresários.

10/04/2024  Última atualização 12H41
O ministro constatou os níveis de aproveitamento do Canal © Fotografia por: Arimateia Baptista | Edições Novembro
Num diálogo aberto, no qual cada participante teve a oportunidade de expressar as suas opiniões, José Massano ressaltou a importância de tornar mais visível a actividade dos produtores para fortalecer a economia, possibilitando que a produção circule por todo o país e promovendo um maior comércio entre os produtores.

Durante aproximadamente três horas, o ministro ouviu as diversas preocupações da classe e também indicou caminhos a seguir para promover a produção, comercialização e outros temas necessários para o desenvolvimento económico do país.

"É preciso dar-se maior visibilidade ao que se está a  produzir e que está em projecção, visto que há muitos casos no país em que iniciativas interessantes  desenvolvidas, são poucas conhecidas devido a comunicação é escassa”,  afirmou. Dentro desse contexto,  continuou,  muitas vezes opta-se por "voar baixinho, para não incomodar”.

De acordo com José Massano, o foco está na indústria transformadora que, apesar de abranger diversos sectores, enfrenta dificuldades devido à falta de matéria-prima, que é totalmente importada, "gerando dependência do mercado cambial”.

Para reverter  esta situação, o ministro admitiu que  o "país necessita desenvolver uma economia mais circular e na região da Huíla já se observaram grandes progressos, com destaque para algumas histórias de sucesso significativas. Isso tem levado o Governo a desejar que tais iniciativas sejam replicadas, visando fortalecer cada vez mais a economia nacional.

O presidente da Associação Agro-pecuária Comercial e Industrial da Huíla (AAPCIL) Paulo Gaspar considerou o encontro esclarecedor:

"Foi um encontro oportuno sobretudo para os  jovens produtores que expressaram as dificuldades que têm enfrentado no dia a dia,”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia