Cultura

Edna Ernesto canta o amor e vive o Carnaval de Luanda

Analtino Santos

Jornalista

Depois do lançamento do single “Passada do Malandro”, a cantora Edna Ernesto continua a estabelecer-se no cenário musical, com apresentações em diferentes espaços da capital.

21/02/2024  Última atualização 10H00
Cantora namibense animou o espectáculo de celebração do Dia dos Namorados, no espaço Junkembo, na capital do país © Fotografia por: DR

Na semana de celebração do amor e do Carnaval, a jovem artista esteve no Junkembo, no Dia dos Namorados, mas antes no desfile central do Carnaval de Luanda, a sua voz ecoou na Marginal da Praia do Bispo e nas cadeias televisivas, como interprete da música do União Kiela, que o grupo dedicou ao músico Bonga.

Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, a artista de u detalhes destes dois momentos e do seu percurso artístico que iniciou na província do Namibe, sua terra natal. "Estou numa fase boa da carreira fazendo música de bar e nos últimos anos como convidada para espectáculos, principalmente do Ivan Alekxei, que produziu o meu último single”, disse. Edna Ernesto destacou a passagem pelo Miami Beach, em Novembro do ano passado, e no Gabinete, com Nikila de Sousa.

Quanto ao espectáculo do dia 14 de Fevereiro, a cantora disse que é sempre bom cantar para os casais apaixonados, nesta data e noutros momentos, porque o amor comanda as nossas vidas. A artista confessou que não foi difícil escolher o reportório, porque como artista de bar tem muitas opções de músicas românticas.

"Nós oferecemos à plateia temas de artistas que eles apreciam mas que nem sempre têm oportunidade ou disponibilidade financeira para os assistirem”, garantiu a voz da "Passada do Malandro”, reconhecendo que ainda não possui músicas autorais para aguentar mais de uma hora e meia em palco.

"Mas eu aproveito estes momentos para apresentar as minhas músicas ao vivo, como tenho feito nos programas televisivos quando sou chamada, e aqui quero agradecer a TV Zimbo que considero como minha casa”.

 
Miúda da Torre do Tombo

A artista falou, também, da relação que tem com o Carnaval, adiantando ser a sua terceira participação e "tem sido uma boa experiência. Eu sou do Namibe, província que tem uma forte tradição e até aos meus 17 anos desfilei no grupo carnavalesco Torre do Tombo, que foi o vencedor deste ano.

Edna Ernesto cresceu a acompanhar a rivalidade entre a Torre do Tombo e o Forte de Santa Rita, facto que foi determinante na relação com o Carnaval e na inserção na carreira artística.

Neste momento, está focada em mostrar todo o potencial artístico e viver o sonho que a fez deixar o Namibe. Em palco com a parceria de Jeremias Sapanda, nos teclados, e Yuri Capapa, na guitarra, que a acompanharam no concerto no Junkembo, assim como Marcial Sonjamba (baixo), e Abrantes Wander (bateria), integrantes quando o formato é para banda.

"Considero-me cantora de profissão e tenciono continuar a trabalhar para contribuir culturalmente ao meu país”, finalizou Edna Ernesto, que faz as apresentações de acordo com o conceito dos espaços onde foi levado a música.  Miami Beach, Gabinete, Bar dos Artistas, Club S, Bar a Bar e muitos mais locais”.

A voz do deserto na capital do país

Edna Ernesto é Florinda Chimela Chalamba Ernesto, filha de Diniz Mussambo Ernesto e de Rosa de Fátima Tchalamba. Nasceu a 17 de Junho de 1993, em Moçâmedes, província do Namibe. Começou a dar os primeiros passos na música em 2006, no estilo kuduro, e tinha como nome artístico Dama F.

Alguns anos seguintes, por razões alheias teve de parar de cantar e regressou em 2012 incentivado por amigos que descobriram que não levava jeito apenas para cantar kuduro. Depois integrou o Trio L, um grupo que teve pouca duração e de seguida começou a fazer coros em gravações de músicos rappers.

 No Namibe participou em  álbuns de vários artistas com destaque para duetos com o renomado músico "Kangato”. Depois dá início as apresentações ao vivo em bares. Para dinamizar a carreira entra para a produtora Master Music, onde grava a primeira música com o título "Não dá”, no estilo R&B e depois coloca mais três singles no mercado.

Em 2014 representa o Namibe no Festival Nacional da Cultura (FENACULT), em Cabinda, e neste mesmo concorreu na fase provincial do Variante e outros concursos musicais. Em 2019 participou no concurso de imitação "Unitel Estrelas ao Palco” onde imitou a cantora Patrícia Faria.

Em 2020 mudou para Luanda e deste então tem feito muitas apresentações ao vivo em restaurantes e em cadeias de televisão. Tem trabalhado como corista de palco e estúdio de vários artistas e projectos musicais. Em Novembro do ano passado lançou o tema "Passada do Malandro”, com letra e produção de Ivan Alekxei.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura