Mundo

Egipto: Ex-candidato Ahmed foi condenado a um ano de prisão

Um tribunal do Cairo condenou na quinta-feira o antigo candidato presidencial Ahmed al-Tantawy e 22 dos seus colaboradores mais próximos, incluindo o director de campanha, a um ano de prisão por terem divulgado panfletos de apoio não autorizados à sua candidatura.

11/02/2024  Última atualização 10H18
© Fotografia por: DR

Segundo a Reuters, o tribunal também proibiu Ahmed al-Tantawy de participar em eleições nacionais durante os próximos cinco anos.  No entanto, O Chefe de Estado egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, venceu as presidenciais de Dezembro com 89,6% dos votos, garantindo sem surpresa um novo mandato de seis anos, de acordo com  a Autoridade Nacional para as Eleições.

O chefe da autoridade, Hazem Badawy, declarou, na altura, que a participação havia atingido uma taxa de participação "sem precedentes” de 66,8% dos 67 milhões de eleitores egípcios.

À cabeça do país há uma década, o Presidente Al-Sissi começa em Abril um terceiro mandato, supostamente o último, conforme a Constituição  egípcia. "Não havia quaisquer dúvidas quanto à sua reeleição, no país de 106 milhões de habitantes sujeito a múltiplas crises, desde o poder de compra à guerra na vizinha Faixa de Gaza.

A HRW, com sede em Nova Iorque, instou as autoridades egípcias a retirar imediatamente todas as acusações. Ahmed al-Tantawy, que ainda se encontra em liberdade, deverá depositar 20 mil libras egípcias (1 libra equivale 26,94 kwanzas), valor fixado como caução pelo tribunal para suspender a sentença enquanto é interposto recurso.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo