Política

Embaixada do Congo em Luanda homenageia antigo Presidente

Flávia Massua

Jornalista

A Embaixada do Congo Brazzaville em Angola realizou segunda-feira, em Luanda, um evento denominado “Conversas e debates”, para homenagear o antigo Presidente daquele país Marien Ngouabi, falecido a 18 de Março de 1977, aos 39 anos.

19/03/2024  Última atualização 09H25
© Fotografia por: DR

O evento, decorrido na residência do embaixador Cris Bon Aventure Engobo, serviu, igualmente, para homenagear o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, que teve boas relações com Marien Ngouabi e que permitiram, também, a excelência nas relações entre os dois países.

Entre os cerca de 300 participantes ao evento que contou com inúmeros testemunhos à volta da figura de Marien Ngouabi, estiveram presentes dois dos dez filhos do nacionalista congolês: Dominik e Luduvik Ngouabi.

O embaixador do Congo ressaltou o contributo de Marien Ngoabi no processo com vista o bem-estar social do povo congolês.

Cris Bon Aventure Engobo considerou a existência da estátua do antigo Presidente de Angola na cidade económica de Ponta Negra e a toponímia de Marien Ngouabi numa das avenidas de Luanda uma forma correcta de se imortalizar aqueles "heróis”, cuja história inclui objectivos comuns dos respectivos partidos políticos, nomeadamente Partido Trabalhista Congolês (PTC) e o MPLA.

O diplomata apelou à nova geração a continuar a disseminar a história sobre a vida e obra dos dois antigos Presidentes, para se perpectuar o seu legado.

Para o cônsul congolês em Luanda, Galloi André, é praticamente impossível abordar a história de Angola, sem incluir o Congo Brazzaville e vice-versa. O Congo Brazzaville, segundo Galloi André, é um país com um número reduzido de habitantes, com cerca de quatro milhões.

Filhos falam de um pai humanista

Os filhos de Marien Ngouabi presentes no acto exaltaram as qualidades do pai, circunscritas no humanismo e um líder comprometido com as causas comuns da população.

Dominik Nguabi que segue as peugadas do pai como político, é, actualmente, conselheiro do Presidente Denis Sassou Nguesso, além de ser membro do PTC.

Dominik entende que a geração do seu pai e do primeiro Presidente de Angola lutou para garantir liberdade ao seu povo, e cabe à geração actual a responsabilidade de conquistar a independência económica de África, para a garantia do respeito e estabilidade do continente berço da humanidade.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política