Economia

Empresários angolanos exploram mercado egípcio

JA Online

Os grupos empresariais nacionais Omatapalo e Opaia realizaram, na quinta-feira, uma missão de exploração ao mercado egípcio, na perspectiva do estabelecimento de parcerias e consequente realização de negócios.

02/03/2024  Última atualização 00H46
© Fotografia por: Cedida
Na cidade do Cairo, Pedro Santos e Agostinho Kapaia, respectivamente, PCA´s da Omatapalo e da Opaia, realizaram encontros com o presidente do Banco Africano de Exportacoes e Importacoes (Afreximbank), Benedict Oramah, o director para África do grupo Orascom, Gamal Farid, e o CEO do grupo Elswedy, Ahmed Elswedy, destinados a possibilidade de parcerias nos domínios das infra-estruturas, hidrogénio verde, energias limpas e fertilizantes.

De acordo com um comunicado de imprensa, na sequência destes contactos, foram elaborados os termos para futuramente serem reforçadas as parcerias empresariais.

O grupo empresarial Orascom é especializado na construção de infra-estruturas, sendo uma força motriz para a construção de novas cidades, concessão de investimentos e financiamentos em vários sectores, incluindo cimento, fertilizantes e portos.

Por sua vez, o grupo Elsewedy é um conglomerado especializado em produtos eléctricos e soluções de infra-estrutura, operando em cinco sectores de negócios principais, designadamente, fios, cabos e acessórios, produtos eléctricos, engenharia e construção, e soluções digitais.

No âmbito da missão ao Cairo, os dois empresários reuniram-se com o embaixador de Angola na República Árabe do Egipto, Nelson Cosme, encontro cuja temática dominante foi as relações entre os dois países, no domínio do intercâmbio empresarial, enquadrado no âmbito da diplomacia económica que Angola leva à cabo.

A iniciativa empresarial ocorre na sequência dos contactos recíprocos iniciados por esta Missao Diplomatica, em Março de 2022, aquando da visita do ministro das Relações Exteriores, Téte António, que produziu uma mesa redonda de investimentos Angola-Egipto.

Acto contínuo, uma delegação de empresários e investidores egípcios visitou o país, em Junho de 2022, onde avaliou as oportunidades de investimentos, principalmente nas áreas das indústrias e equipamentos, e dos transportes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia