Cultura

Espaço aposta na dinamização da cultura e das actividades artísticas no Sumbe

Adilson de Carvalho | Sumbe

Jornalista

A Casa Seles, localizada no bairro da Pedra, município do Sumbe, província do Cuanza-Sul, é um espaço de cultura que já viu passar mais de mil jovens nos nove anos de existência, entre artistas e desportistas.

20/03/2024  Última atualização 11H04
O projecto tem como objectivo proporcionar à comunidade um espaço de aprendizado de cultura © Fotografia por: Adilson de Carvalho | Edições Novembro | Sumbe

A Casa Seles é uma iniciativa dos irmãos gémeos José e Victorino de Sousa. O projecto tem no espaço uma biblioteca, um salão de festas e um estúdio musical. Esta casa de cultura tem oito colaboradores que trabalham nas diferentes áreas.

O espaço surgiu como forma de mostrar à sociedade que a cultura pode mudar a vida dos jovens e das comunidades, impedindo que caiam na criminalidade, atribuindo capacidades que contribuam para um futuro promissor.

Os colaboradores ajudam os irmãos na preservação do espaço, que tem como principal objectivo proporcionar à comunidade um espaço de aprendizado de cultura e desporto. Os irmãos revelaram ao Jornal de Angola que a casa de cultura conta com um grupo de dança, teatro e um bloco carnavalesco de animação que tem participado do Carnaval desde a edição de 2017.

Os gémeos defendem a necessidade de atitudes de protecção à cultura angolana, sem exclusão de jovens para a passagem de testemunho e que não se deve deixar tudo na responsabilidade do Executivo. "O Estado somos nós, devemos ter consciência, que cada um, pode fazer um pouco para preservarmos a nossa cultura, e não necessariamente esperar do Governo”, este foi um dos motivos da implementação da Casa Seles.

 
O começo da Casa Seles

Os irmãos nasceram a 20 de Outubro de 1961, no município do Seles, província do Cuanza-Sul, por isso atribuíram " Casa Seles” ao espaço cultural localizado no bairro da Pedra, na cidade do Sumbe. José de Sousa explicou que tudo aconteceu  fruto da carência de um lugar com o objectivo de atrair os jovens, para uma convivência e práticas saudáveis de actividades culturais e artísticas, e deste modo com  o irmão, começaram a pôr em prática o projecto. "Ao olharmos para o apelo dos moradores, por melhorias sociais para os jovens, em 2014 criámos o projecto, com o objectivo de preservar e massificar a cultura no seio da juventude”, disse.

Por outro lado, Victorino de Sousa reforçou que na altura, a pretensão dos irmãos, era de retirar o maior número de jovens de actos negativos, através da cultura. "Agora, o bairro vive outra realidade, no que à criminalidade diz respeito. Antes, a realidade era outra, daí o nosso desejo em mostrar à juventude que a arte é melhor do que as práticas que muitos realizavam”, concluiu.

"Sempre fomos homens de cultura, desenvolvemos o hábito de leitura muito cedo, não nos faltava livros, daí reparámos que podíamos começar a montar uma pequena biblioteca, e assim começámos o projecto da Casa Seles”, acrescentou Victorino de Sousa.

José de Sousa adiciona que antes era objectivo dos irmãos, proporcionar aos jovens uma biblioteca comunitária, para que estes não precisassem ir a outros lugares. "Hoje, o jovem e qualquer morador da Pedra, não precisa ir à cidade procurar livros na biblioteca provincial, porque no bairro tem uma de carácter comunitário, o que é positivo do ponto de vista social”, frisou.

Os irmãos garantem que actualmente a Casa Seles, além de acompanhar jovens na área cultural, tem também o desporto como uma das actividades para educar os jovens.

 
Variedade cultural dentro da Casa

Dentro da Casa Seles, já passaram mais de mil jovens nas mais variadas disciplinas artísticas. José de Sousa esclareceu que a casa de cultura oferece aos jovens muitas formas de aprenderem e praticarem actividades culturais como  Carnaval, artesanato, artes plásticas, literatura e dança.

Os irmãos garantem que a casa de cultura serve como arquivo de consultoria cultural, bem como uma escola de artes. José e Victorino acrescentam que hoje o jovem também pode aprender qualquer arte no bairro, através da escola que está a ser formada, sem a necessidade de ir a outro local. "O objectivo é fazer a juventude  sentir-se acomodado aqui no bairro da Pedra e aprendem a arte para praticarem o bem junto da comunidade.”

Victorino José de Sousa disse que a Casa Seles é um espaço cultural completo onde o jovem tem de uma biblioteca para pesquisar ou aprofundar o seu conhecimento, bem como aprender música e outras artes.  "Hoje, o jovem encontra o que precisa dentro da Casa Seles. Aqui eles têm a literatura, música, artes plásticas e outras formas de fazer cultura ”, disse.

 
Jovens beneficiam de bolsas para a formação profissional

Um total de dez jovens já beneficiou de bolsas para cursos de formação profissional, contam José e Victorino de Sousa. "Através da Casa Seles, conseguimos dar bolsas para cursos de formação profissional. "Queremos criar condições para que outros jovens possam também ter a primazia de beneficiar de bolsas como estas”, disseram.

Os gémeos garantem que a casa de cultura tem servido como centro de reabilitação e olham para o local como forma de dar outro rumo às suas vidas sociais. "Maior parte dos jovens que aqui vêm, são pessoas que estavam em situação difícil, algumas em conflito com a Lei”, destacaram.

Os irmãos mostram-se felizes com o percurso do projecto, revelando que fruto da Casa Seles ganharam um afilhado. "O sentimento é de paz, pois enquanto cá estivermos o objectivo é fazer o bem, fruto desse nosso trabalho, um dos jovens que passou pela Casa Seles, homenageou o seu filho com o nosso nome, fez uma junção dos nossos nomes José e Victorino, resultando em Jevilson”, enfatizam.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura