Cultura

Espectáculo de teatro aborda o empoderamento feminino

Amilda Tibéria

A mentora do projecto Mentes Fabulosas, Vanda Pedro, destacou, ontem, em Luanda, a importância do empoderamento feminino na sociedade angolana, reflectido no espectáculo de teatro “Eles não vivem sem Mulheres”, que será exibida, no domingo, às 19h00, no Centro de Conferências de Belas (CCB), em Luanda.

29/02/2024  Última atualização 11H55
Actriz Vanda Pedro, mentora do projecto © Fotografia por: Luis Damião |EDIÇÕES NOVEMBRO

Durante a conferência de imprensa de apresentação do elenco da peça de teatro, realizada no espaço Cigars, em Talatona, Vanda Pedro explicou que o espectáculo deita por terra  a falsa ideia de que a mulher é vista como o "sexo frágil” nas relações conjugais e em todas as áreas do conhecimento.

Vanda Pedro explicou que o espectáculo foi produzido na perspectiva de juntar actores com uma vasta experiência no teatro, cinema e televisão, quer em produções nacionais, quer em projectos internacionais, para abordarem a problemática do relacionamento conjugal.

A também actriz ressaltou que um dos objectivos é explorar toda uma bagagem profissional dos actores, procurando partilhar as vivências sobre a condição pela qual as sociedades sempre remetem as mulheres para segundo plano.

De acordo com a mentora do projecto, devido ao machismo e opressões de género, muitas coisas foram distorcidas e mal contadas sobre as mulheres, o que impossibilitou às próprias de terem outro destaque nas comunidades.

Por isso, garantiu, quem for assistir ao espectáculo estará diante de vários momentos de reflexão, onde cada actor irá abordar os múltiplos assuntos do quotidiano angolano, em particular, e no geral, da sociedade africana.

A mentora do projecto Mentes Fabulosas explicou que este espectáculo faz inúmeros questionamentos sobre a postura e posicionamento das mulheres de hoje quanto à vida conjugal.

O director de encenação Joel Mulemba acrescentou que o objectivo foi utilizar o teatro como um veículo para se passar uma mensagem sobre os problemas socioculturais não apenas nos relacionamentos amorosos, mas também no âmbito familiar.

De acordo com a sinopse, a obra retrata a guerra de sexos e reflecte, igualmente, a questão do machismo e a evolução dos papéis de homens e mulheres na sociedade angolana.

No elenco principal da peça "Eles não vivem sem Mulheres” constam vários actores conhecidos da dramaturgia nacional, como Kayaya Júnior, Sílvio Nascimento, Lelis Twevekamba, Nelson Faustino, Imperador e Wime Braúlio.

A obra de teatro foi escrita por Flávio Ferrão, numa ideia original da actriz Vanda Pedro, com a produção executiva de Neide Van-Dúnem e realização de Mentes Fabulosas.

Segundo a mentora do projecto, Vanda Pedro, o projecto é a continuidade do espectáculo "Elas não precisam de homens”, que estreou em 2016, no CCB. A ideia, enfatizou, sempre foi criar um projecto para dar voz às mulheres.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura