Política

EUA destaca empenho de Angola nas questões ambientais e alimentar

O Governo norte-americano destacou o engajamento de Angola na resolução de vários dossiers, com realce para as questões ambientais e de segurança alimentar.

02/02/2024  Última atualização 10H55
Participantes da Reunião sobre a Iniciativa de Segurança contra a Proliferação analisaram diversas situações em Marrocos © Fotografia por: DR
O reconhecimento foi feito, ontem, em Marraquexe, Marrocos, pela subsecretária de Estado para Controlo de Armas e Assuntos de Segurança Internacional dos EUA, Bonnie Jenkins, durante um encontro de trabalho, à margem da Reunião sobre a Iniciativa de Segurança contra a Proliferação (PSI), com o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes.

Especialista em controlo de armas e não-proliferação de armas de destruição em massa, Bonnie Jenkins deu a conhecer que os Estados Unidos "apreciam” o empenho de Angola naquelas matérias.

À frente do cargo de subsecretária de Estado para Controlo de Armas e Assuntos de Segurança Internacional dos Estados Unidos (EUA) desde Julho de 2021, Jenkins solicitou o apoio de Angola para que mais países africanos endossem o PSI. Durante o encontro, Bonnie Jenkins e Domingos Vieira Lopes passaram em revista o estado da cooperação entre as duas nações. 

Por seu turno, o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas realçou o "excelente” nível das relações entre Angola e os EUA, tendo enfatizado a recente visita a Luanda do secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.

Domingos Vieira Lopes manifestou o desejo do Executivo continuar a trabalhar com os Estados Unidos da América em várias áreas, com destaque para aquelas que geram emprego em Angola.

O secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas encontra-se em Marraquexe, desde 31 de Janeiro, para participar na Reunião sobre a Iniciativa de Segurança contra a Proliferação de Armas.

O evento é uma iniciativa norte-americana, lançada em 2003, e tem como objectivo principal o fortalecimento da cooperação multilateral e a promoção do fortalecimento dos esforços globais no combate à proliferação e ao tráfico ilícito de armas de destruição em massa. A reunião, que termina hoje, procura estabelecer uma cooperação mais estreita com os países africanos. A Iniciativa de Segurança contra a Proliferação reúne 106 países, dos quais seis africanos, entre eles Angola, que já endossou os princípios da PSI.

Integram a delegação angolana, neste encontro, Baltazar Diogo Cristóvão, embaixador de Angola no Reino de Marrocos, Teresa Manuel Bento da Silva, directora-geral adjunta dos Serviços de Inteligência Externa, entre outros quadros dos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política