Mundo

EUA e aliados estão mais próximos

Está dado o primeiro passo para uma nova fase no relacionamento dos Estados Unidos com os aliados da OTAN. Durante Administração Trump, Washington fez várias críticas ao funcionamento e financiamento da organização. Pa-lavras que a Administração Biden parece apostada em apagar.

24/03/2021  Última atualização 10H15
Líder da OTAN, Jens Stoltenberg, elogiou a reaproximação dos EUA © Fotografia por: DR
Em Bruxelas, o secretário de Estado norte-americano quis garantir empenho na Aliança Atlântica.
"Vim a Bruxelas porque os Estados Unidos querem reconstruir parcerias acima de tudo com os nossos aliados da OTAN. Queremos re-vitalizar a aliança, para garantir que é tão forte e eficaz contra as ameaças de hoje como foi no passado,” afirmou Antony Binken.

Uma posição que o secretário-geral da OTAN elogiou. "Saúdo vivamente a mensagem da Administração Biden sobre a reconstrução de alianças e o reforço da OTAN. É disso que trata a nossa iniciativa OTAN 2030, porque enfrentamos grandes desafios globais; as actividades desestabilizadoras da Rússia, a ameaça do terrorismo, a proliferação nuclear, as tecnologias disruptivas e a ascensão da China,” declarou Jens Stoltenberg.

Bruxelas acolhe a primeira reunião presencial de ministros dos Negócios Estrangeiros da OTAN em mais de um ano. O objectivo é também preparar uma cimeira de líderes já em Junho.
O Afeganistão está, também, no topo da agenda da reunião da OTAN. O secretário norte-americano da Defesa, Lloyd Austin, fez uma visita surpresa a uma base militar em Cabul. Há agora a garantia de que as tropas norte-americanas não vão ser retiradas sem que os aliados europeus sejam consultados e não a 1 de Maio, como tinha sido anunciado unilateralmente por Donald Trump.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo