Desporto

FAAND explica ausência de Guerreiros na prova

Silva Cacuti

Jornalista

A inscrição da Selecção Nacional sénior feminina de andebol nos Jogos Africanos em detrimento da masculina resulta de uma opção da Federação Angolana de Andebol (FAAND) , por darem mais garantias de triunfo, segundo uma nota de esclarecimento daquela instituição chegada à nossa Redacção.

07/03/2024  Última atualização 11H35
Selecção Nacional sénior masculina de andebol falha defesa do título conquistado em 2019 © Fotografia por: DR

"Dado que o objectivo da FAAND em contextos competitivos africanos na classe feminina é sempre ganhar,  pesadas as possibilidades de triunfo de ambas as equipas, a Direcção da FAAND e o Ministério da Juventude e Desportos optaram pela participação da Selecção sénior feminina nos Jogos Africanos de Accra'2024", lê-se na nota de esclarecimento emitida pela FAAND.

O documento refere que as duas instituições (FAAND e Minjud) chegaram a esta opção depois de lhes ter sido dada alternativa de escolha, uma vez que o processo de inscrições chegou à Confederação Africana depois do prazo.

O documento alega que o Minjud iniciou o processo de inscrição da Missão angolana, junto do Comité Organizador dos Jogos, como usual, com as modalidades que definiu como prioritárias e constavam as duas selecções.

Foi depois informado de alterações nos procedimentos de  inscrição do andebol que, a partir da presente edição, passam a ser feitas pelas federações nacionais junto da Confederação Africana.

Ao contactar a Confederação Africana de Andebol (CAHB) a Federação foi informada de que já estavam encerradas as inscrições. A partir daí ficou dependente de "esforços" que culminaram com a disponibilidade de apenas uma selecção participar.

A nota da FAAND não faz referência à existência de qualquer remessa informativa por parte da CAHB, para proceder com as inscrições através dos seus canais.

Ou seja, à FAAND tomou conhecimento de que as inscrições eram feitas por via CAHB, através do Ministério da Juventude e Desportos.

A Selecção Nacional sénior masculina de andebol, também designada por "Guerreiros", perde a oportunidade de revalidar o troféu dos Jogos Africanos.

Para colmatar a ausência,  diz ainda o documento, a FAAND aceitou um convite da homóloga da Turquia para disputar no país europeu um torneio, no âmbito da primeira semana da Federação Internacional de Andebol (IHF).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto