Desporto

Falta de financiamento reduz presença de atletas

Rosa Napoleão

Jornalista

A Selecção Nacional de lutas, que prepara a disputa do Campeonato Africano de Wristling, agendado para 6 a 11 de Abril em Marrocos, está reduzida a três atletas por falta de financiamento para sustentar as despesas na competição.

11/03/2021  Última atualização 06H50
Três lutadores vão disputar Campeonato Africano © Fotografia por: Alberto Pedro | Edições Novembro
Francisco de Deus Kadima (77-79 Kg), Tadeu Mputu de Deus (55-57 Kg) e Welvina Kavunga (53 Kg) completam a delegação.
O Conselho Técnico da Federação Angolana de Lutas esclarece que os três atletas foram escolhidos de um grupo de 19 convocados por apresentarem melhores performances competitivas. O sénior Kadima, o júnior Tadeu e a cadete Welvina vão ser acompanhados e orientados pelo treinador indiano Valdez Chaireza Aurélio.

Em conversa com o Jornal de Angola, o treinador e atleta Francisco Kadima explicou os motivos de estar alistado para a competição.
"Havia sido nomeado para treinar as equipas de formação e estava a trabalhar com esses seleccionados. Infelizmente, por causa de problemas financeiros não conseguimos pagar as licenças dos atletas escolhidos para a prova. O prazo já terminou. Eu e os meus dois colegas já tínhamos em nossa posse as licenças adquiridas no ano passado, quando falhámos a participação na competição. Decidimos embarcar e competir para não voltarmos a perder a oportunidade”, explicou.

O atleta manifestou-se solidário com os atletas que não podem embarcar para Marrocos, depois de muitos dias de trabalho preparatório: "Sinto muito pelos colegas; trabalharam bastante para este fim e não podem ir à prova. É uma situação que desanima”.
Face à situação, o mais experiente do grupo garantiu: "Tudo faremos para alcançar um resultado que nos qualifique e ajude a somar pontos para os Jogos Olímpicos de Tóquio'2020”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto