Economia

Fórum aborda “nacionalização” de protecção de dados

A empresa especialista em Investigação e Mitigação de Riscos Cibernéticos “Penttinali” ministrou esta semana, em Luanda, um workshop sobre “Segurança e vantagens do uso da Cloud (computação em nuvem) angolana”.

22/01/2021  Última atualização 06H00
© Fotografia por: DR
No fórum, a consultora aconselhou as instituições públicas e privadas a utilizarem a Cloud (computação em nuvem) angolana, já que tem as mesmas vantagens e nível de segurança que as estrangeiras. A sessão foi conduzida pelo especialista em crimes cibernéticos, Hélio Pereira, e contou com a presença da Agência de Protecção de Dados de Angola (APD) e de especialistas do sector das Tecnologias de Informação, que ficaram a conhecer mais sobre a computação em nuvem em Angola e os factores que vão potencializar a migração de Clouds estrangeiras para as nacionais.Vários estudos apontam que em Angola as instituições públicas e privadas preferem utilizar os serviços de Cloud estrangeiras, devido a factores-chave como a segurança, fiabilidade e preços.

No entanto, defende Hélio Pereira, a Cloud angolana conta com os mesmos elementos e o mesmo nível de qualidade, além de permitir a soberania dos dados críticos em território angolano. Segundo Hélio Pereira, a computação em nuvem revolucionou a forma como os arquivos são armazenados, e um dos seus maiores benefícios é a redução de custos. "Só pagamos o que usamos”.Por este motivo, o especialista aconselha as instituições públicas e privadas a confiarem na Cloud made in Angola, como garante de segurança e fiabilidade.Actualmente, o país já conta com empresas que disponibilizam estes serviços. Um exemplo concreto de uma Cloud nacional segura e fiável, segundo Hélio Pereira, é a ITA – Internet Technologies Angola, S.A.

O especialista aponta que esta multinacional tem o maior e mais fiável Data Center de Angola, com serviços de Cloud que garantem um serviço 100  por cento angolano, com segurança e assistência técnica garantidas. Ricardo Santa Ana, gestor de Cloud da ITA, também defende que as grandes empresas angolanas devem dar oportunidades aos prestadores locais deste serviço, com o fim de comprovar a sua fiabilidade ao longo do tempo."Utilizar os serviços de Cloud angolanos permite às empresas nacionais realizar pagamentos em moeda local, aumentando a sua capacidade para canalizar recursos para novos investimentos e para despesas operacionais directamente ligadas ao seu core business”, explicou o gestor.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia