Desporto

França escolhe Angola no torneio de andebol

O treinador da selecção de França, Olivier Krumbholz, campeão do mundo, escolheu o grupo de Angola no sorteio do torneio de andebol dos Jogos Olímpicos de Verão, Paris'2024, ocorrido, terça-feira, na capital francesa.

17/04/2024  Última atualização 08H10
Campeãs mundiais voltam a cruzar caminho das Pérolas depois de encontro em Stavanger © Fotografia por: DR

A preferência pelo Grupo B decorre da necessidade de terminar no topo na fase preliminar.

Olivier Krumbholz tem mil e um motivos para reencontrar as Pérolas em "casa" e diante do seu público. O susto levado na primeira jornada do Campeonato do Mundo, decorrido na Arena DNB de Stavanger, Noruega, onde precisou de sorte para vencer Angola à tangente por 30-29, contribuiu na decisão. O francês beneficiou de cinco minutos de reflexão, depois de saber os integrantes de cada grupo, para voltar a encontrar as africanas na fase preliminar.

Em declarações aos presentes, disse:

"Escolho a série B, porque na A estão a Noruega e a Dinamarca. Esperamos ser os primeiros do nosso grupo", disse, sem se referir a Angola, equipa que lhe causou mais dissabores na conquista do último campeonato do mundo.

A França é a campeã olímpica. Além das duas selecções, a série B é integrada pela Hungria, Holanda, Espanha e Brasil.

Até à hora do sorteio, realizado às 16h00, Angola tinha apenas a certeza de que não voltaria a defrontar a Coreia do Sul, tal como em Tóquio 2020, pelo facto de ambas estarem no pote seis.

O sorteio começou exactamente pela divisão das equipas do pote 6, Angola e Coreia do Sul, uma de cada lado. Seguiram-se, as dos potes cinco, três, dois e um. A França estava no pote quatro, com prerrogativa de escolher o grupo em que havia de jogar, por ser a anfitriã.

A Suécia, que fazia companhia à França no pote quatro, foi para a série A, onde estão também a Eslovénia, Noruega, Dinamarca, Coreia do Sul e Alemanha.

O torneio olímpico de andebol disputa-se de 24 de Julho a 11 de Agosto. Enquanto a fase de grupos será realizada na capital francesa, na Arena Paris Sud 6. As finais jogam-se em Lille, cidade ao nordeste da França, na fronteira com a Bélgica, no pavilhão Stade Pierre Mauroy. Angola foi 10 classificada no torneio dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto