Desporto

Fundistas do Interclube revalidam títulos individuais

Gaudêncio Hamelay |Lubango

Jornalista

Os fundistas do Interclube de Angola, Francisco Caluvi e Ernestina Paulino, revalidaram, ontem, na cidade do Lubango, os títulos de campeões nacionais em individuais na especialidade de corta-mato em masculino e feminino, numa distância de 10 quilómetros.

28/02/2021  Última atualização 09H00
Interclube teve domínio absoluto na prova, obtendo vitória nas classes masculina e feminina © Fotografia por: Arão Martins | Edições Novembro
Em masculino, Francisco Caluvi, fixou a distância em 34 minutos, 02 segundos e 93 décimos. Nos lugares seguintes ficaram os seus colegas de equipa, António Domingos (34 minutos, 31 segundos e 99 décimos) e David Elias, com o registo de 34 minutos, 49 segundos e 11 décimos.

Ernestina Paulino, fundista do Interclube de Angola que passeou toda sua classe, triunfou no sector feminino, com a marca de 43 minutos, 33 segundos e 15 décimos. Joana Aleca, corredora do Clube Jamba Sport, ocupou a segunda posição, com o tempo de 44 minutos, 48 segundos e 18 décimos. Alda Paulo, do Interclube de Angola contentou-se com o terceiro lugar ao cronometrar a distância em 45 minutos, 55 segundos e 92 décimas.

No final, o vencedor da prova masculina, Francisco Caluvi, considerou ter sido uma corrida bastante rápida uma vez que todos os atletas que evoluem no país estavam presentes.  Reconheceu que não foi fácil ganhar, porque começaram a treinar há poucos dias. Mas enalteceu a federação angolana da modalidade ao realizar a competição na Huíla.
"Ficamos parados quase dois anos e hoje (sábado) é a primeira competição do calendário da federação”, disse.
Francisco Caluvi, lamentou o início tardio da prova. Referiu que correr por baixo de uma temperatura acima do 30º C, é bastante difícil, o que impediu  alcançar a sua marca habitual neste tipo de provas.

Ernestina Paulino, campeã nacional da classe feminina mostrou-se feliz pela revalidação do título nacional. Disse que não foi fácil competir debaixo de intenso sol. Apontou que o maior adversário que teve na prova foi o clima. "Estava muito pesado e quente”, lamentou.

Referiu que apesar da paralisação que os atletas tiveram sem competições, conseguiram superar as dificuldades. O Interclube de Angola voltou a revalidar o título nacional por equipa em masculino, ao totalizar 10 pontos, seguido pelo Petro de Luanda com 48, ao passo que a Selecção da Huíla quedou-se na terceira posição com 62 pontos.
A organização da competição pecou. A prova que inicialmente estava prevista para às 8h30, apenas arrancou as 12h35 devido à testagem à Covid-19, a que os corredores e dirigentes participantes foram submetidos no local.


  Quatro corredores testam positivo à Covid-19

Quatro corredores que estavam para participar na prova testaram positivo à Covid-19. A informação foi prestada pelo médico Miguel Gamboa, destacado na equipa médica em serviço de testagem no local onde decorreu a competição.
Explicou que foram realizados 43 testes à Covid-19 entre atletas e dirigentes. "Deste número tivemos 4 com resultados positivos, dos quais 2 atletas do Petro de Luanda, 1 do Interclube de Angola e 1 da Selecção da Huíla”, anunciou o médico.

Neste momento, garantiu o Dr. Miguel Gamboa, o tratamento que será dado é proceder o acompanhamento desses 4 atletas com resultados positivos do teste rápido Anti-génio efectuado. Disse que os atletas considerados assintomáticos que voltam a testar depois de 7 dias foram já encaminhados ao centro de quarentena da Centralidade da Quilemba para proceder com os passos posteriores. "Como sabem durante estes dias os atletas estiveram a viver em comitiva. Vamos fazer o rastreio dos outros contactos desses mesmos atletas”, disse. 


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto