Desporto

Governo da Huíla destaca prestação do Jerson Emiliano

Gaudêncio Hamelay |Lubango

Jornalista

O Governo Provincial da Huíla destacou a prestação do árbitro assistente internacional, Jerson Emiliano dos Santos, e está a preparar às condições para realizar nos próximos dias a cerimónia de homenagem pela brilhante presença na 34ª edição do CAN-2023, disputado na Côte d'Ivoire.

17/02/2024  Última atualização 11H25
Governador enalteceu o profissionalismo e a competência demonstrada pelo juiz na prova © Fotografia por: DR

No encontro realizado, quinta-feira, o governador Nuno Mahapi Dala expressou o seu agradecimento pela forma como representou mais uma vez o país na maior montra do futebol do continente africano e incentivou a manter o mesmo profissionalismo.

Por sua vez, o Director do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla, Osvaldo Lunda,  afirmou ser importante reconhecer os feitos protagonizados pelos nossos desportistas ao mais alto nível.

O dirigente referiu que o árbitro assistente angolano esteve ao mais alto nível na competição, daí a presença no jogo que decidiu o título do Campeonato Africano das Nações.  "O próximo passo é continuarmos a dar todo apoio para vermos o Jerson Emiliano no Mundial de futebol, com o mesmo desempenho e destaque”, prognosticou.

Osvaldo Lunda acrescentou que o internacional angolano tem qualidade e potencial para brilhar na maior competição futebolística nacional. "A qualidade demonstrada por ele no CAN pode se repetir no Campeonato do Mundo, sem margens de dúvidas”, observou

O dirigente sublinhou que Angola tem demonstrado nas competições além fronteira que o investimento feito a nível do desporto estão a dar frutos. Informou estarem a trabalhar para o surgimento de mais árbitros de categoria aceitável. "Tudo passa por uma boa planificação, caso contrário nada feito”, realçou. Osvaldo Lunda garantiu que o gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla, vai continuar a envidar esforços para o acompanhamento técnico, material para o treino e as infra-estruturas para que nada falta a Jerson Emiliano.

Prometeu dar todo apoio para agraciar um dos orgulhos do desporto angolano.  "Agraciar o árbitro assistente com algum valor monetário é uma competência do governador da Huíla. Porém, acreditamos  não haver  problemas neste aspecto. Particularmente, vamos continuar a fazer bem o nosso trabalho em prol do seu crescimento”, prometeu.

Por último, salientou que se o árbitro assistente for "agraciado com valores monetários é por ter merecido e não será favor.  Vamos dar o apoio, a semelhança que tem acontecido com os outros desportistas na província”, finalizou.


Árbitro assistente internacional, Jerson Emiliano


"Estou maravilhado e emocionado por tudo”

O árbitro assistente internacional, Jerson Emiliano, considerou, na cidade do Lubango, Huíla, emocionante o reconhecimento da população angolana e das entidades do país, depois do seu regresso da 34ª edição do CAN-2023, disputado na Côte d'Ivoire.

"Estou maravilhado e emocionado pelo reconhecimento que tenho merecido da população e do governo. Quero estender a homenagem aos outros angolanos que também participaram no CAN, nomeadamente o meu colega Ivanildo Lopes, Inácio Cândido, Dr. João Mulima e o técnico Miller Gomes”, destacou.

Salientou que os resultados alcançados na Côte d'Ivoire é fruto do trabalho de equipa. Sublinhou que o gesto louvável vai incentivar os outros colegas e todos interessados em seguir a carreira de árbitros.

"Este carinho acaba por motivar todos os colegas com destaque para as crianças, principalmente aquelas que sonham um dia apostar na carreira da arbitragem, pois o mundo do desporto é maravilhoso”, referiu. Na recepção do governador provincial da Huíla, Nuno Mahapi Dala, Jerson Emiliano revelou ter sido "um abraço de pai para filho em que não havia nada a esconder”.

Considerou o gesto, boas vindas à moda angolana. "É muito bom quando o filho chega a casa e é recebido pelo pai. Por isso, agradeço a disponibilidade, apesar da agenda tão apertada do governador. Faço votos para que continue assim”.

Referiu ser importante que a iniciativa do género se estenda também a todos aqueles que têm dignificado o nome da província e do país além fronteira. O assistente internacional integrou o trio que apitou o jogo da final entre a Côte d'Ivoire e Nigéria com vitória, por 2-1 da equipa anfitriã.

Refira-se que os angolanos Jerson Emiliano dos Santos e Ivanildo Lopes estiveram entre os 32 árbitros assistentes seleccionados pela Confederação Africana de Futebol (CAF) participantes na 34ª edição do CAN-2024 disputado de 13 de Janeiro a 11 de Fevereiro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto