Opinião

08/05/2024 Última atualização 12H50
Opinião

O “neoliberalismo de esquerda” e o retorno do fascismo

Uma das causas da ascensão da extrema direita e do fascismo em todo o mundo é a dificuldade de renovação do campo político conhecido como “esquerda”, em especial depois da queda do muro de Berlim e da falência do “socialismo real”, fundado no leninismo-estalinismo (deixe-se Marx fora disso).

08/05/2024 Última atualização 12H50
Opinião

A paradigmática vitória dos pesos e contrapesos no seio da FRELIMO

Cinco meses antes do pleito eleitoral marcado para Outubro e, depois de acirrados debates internos em que ficaram bem vincadas várias correntes no seio do partido no poder em Moçambique, a sessão extraordinária do Comité Central da FRELIMO levou três dias para definir e escolher o nome do sucessor de Filipe Nyusi. O encontro ficou marcado por ilações que valem a pena abordar.

08/05/2024 Última atualização 12H45
Opinião

A maka das crianças “envolvidas” em feitiçaria

Em muitas comunidades, as práticas ancestrais, algumas questionáveis, como as que envolvem casos de feitiçaria, além de serem fracturantes na sociedade angolana, têm os seus efeitos marcados na vida de milhares de famílias.

07/05/2024 Última atualização 07H46
Opinião

Cipriano, um jovem como eu

Cipriano era um jovem empregado de limpeza, simpático e bem-falante, aparentemente trabalhador dedicado. O seu maior defeito era, talvez, a sua aparente incapacidade de perceber quando estava a ser inconveniente ou inoportuno.

07/05/2024 Última atualização 07H44
Opinião

Parcerias fortes

Quando pensamos nos passos importantes que o país tem dado com a realização de vários instrumentos jurídicos de cooperação com destaque para a Espanha, Brasil e, recentemente, com a República da Coreia do Sul, é reconhecer que novas dinâmicas serão implementadas, como reduzir burocracias e animar o desempenho da balança comercial entre os países.

07/05/2024 Última atualização 07H43
Opinião

Após a BITUR precisamos de andar mais rápido

A Bolsa Internacional do Turismo (BITUR), recentemente realizada na cidade do Lubango, província da Huíla, mostrou que a referida localidade já figura na cartilha das escolhas de muitos cidadãos nacionais e até mesmo estrangeiros residentes em Angola, para a prática do turismo.

06/05/2024 Última atualização 09H31
Opinião

Reparações e a sociedade lusa

Em Portugal, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, também conhecido entre nós como “Ti Celito”, lançou recentemente um debate nada despiciendo, pelo contrário, ainda muito pertinente que tem a ver com a possibilidade de Portugal, enquanto potência colonizadora e pelo seu passado esclavagista dever indemnizar, a título compensatório, os países que foram vítimas.

06/05/2024 Última atualização 09H29
Opinião

Pluralismo da comunicação social e o contraste com os propósitos

Foi assinalado mais um dia da liberdade de imprensa e, como sempre, ouviram-se de todos os lados (partidos políticos, sindicatos, associações e Governo) palavras bonitas de encorajamento ao trabalho da comunicação social.

06/05/2024 Última atualização 09H28
Opinião

Papel maternal na sociedade angolana

Celebrou-se, ontem, um dia que, seguramente, não passa despercebido em qualquer sociedade onde a figura materna protagoniza um papel insubstituível nas famílias e nas comunidades.

05/05/2024 Última atualização 10H31
Opinião

A Ciência por Trás do Movimento e da Inércia

Vivemos tempos de escolhas e consequências, especialmente quando se trata de saúde e bem-estar. Num extremo, temos o sedentarismo, caracterizado por uma falta crónica de actividade física, que conduz a uma série de problemas de saúde, como hipertensão arterial e diabetes tipo 2. No outro, a prática regular de exercícios físicos, que não só combate essas condições mas também beneficia o corpo e a mente de maneiras profundamente integradas e cientificamente comprovadas.

05/05/2024 Última atualização 10H29
Opinião

Moxico, aflição e gargalhadas de alívio

Desde muito cedo, o Robot faz-tudo do Luena exibiu credenciais de um ser terrestre verdadeiramente excepcional, em forma humana. Reunimos, e foi fácil explicar-lhe o programa do dia. “À tarde, teremos de sair às 16:35 para um compromisso de alto nível”, disse-lhe. Não foi necessário exigir mais, para me dar conta de que tudo iria dar certo.

05/05/2024 Última atualização 10H27
Opinião

A rota do machimbombo do munhungu

Neste mês dedicado ao trabalhador, trouxemos uma reflexão, recuperando uma memória que fez parte do dia-a-dia da vida de muita gente humilde e trabalhadora que viveu nos musseques de Luanda no final da década de 1950 e princípio de 1960, propriamente no período colonial.