Opinião

09/04/2024 Última atualização 10H21
Opinião

Todos pelo desenvolvimento do país

No âmbito da celebração do 22º aniversário do Dia da Paz e Reconciliação Nacional, assinalado a 4 de Abril, Angola realizou o 1º Encontro Nacional com cidadãos na diáspora, promovido pelo Movimento Nacional Angola Real (MONAAR). De forma natural, a actividade teve relevante eco na media convencional, como era de esperar, bem como nas plataformas de comunicação digital.

09/04/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Os pedaços da nossa história

Quando falamos de memória, as pessoas são lestas a associa-la à imagem de um computador ou de um smartphone. Memória que até pouco tempo atrás era quase exclusivamente uma função biológica, passou por um processo de ressignificação que somente uns quantos teimosos insistem em entendê-la como recordação de experiências e de factos vivenciados no passado.

08/04/2024 Última atualização 09H50
Opinião

A importância da Deontologia e Diceologia nas organizações

As Organizações existem por intermédio dos homens e para os homens. O seu funcionamento para ser eficiente e eficaz necessita de uma articulação permanente entre as normas que regulam o comportamento dos profissionais com a garantia dos seus direitos e deveres, bem como a predisposição dos profissionais e das Organizações no cumprimento das respectivas normas.

08/04/2024 Última atualização 09H49
Opinião

Um momento alto da política angolana

Do mesmo modo que temos sido críticos da má política, temos de realçar e destacar a boa política.

08/04/2024 Última atualização 09H47
Opinião

Agricultura continua a ser a base como dizia o Presidente Neto

Diz-se que a província de Malanje tem, actualmente, 500 mil hectares disponíveis para os empresários privados interessados em investir no agro-negócio, visando fomentar o sector e contribuir para o desenvolvimento económico do país.

08/04/2024 Última atualização 09H15
Opinião

Uma bem-sucedida experiência corporate

A experiência “Petro Corporate”, iniciativa da Torcida Hospitality, surge como divisor de águas, no domínio da hospitalidade na realização de eventos desportivos em Angola. Os serviços prestados por Yuri Simão e sua equipa, no sábado, no Estádio Nacional 11 de Novembro, não ficam em nada a dever ao conforto proporcionado noutras latitudes, onde o adepto vai assistir a um jogo de futebol e tem à disposição um atendimento impecável.

08/04/2024 Última atualização 07H20
Opinião

Os quatro dias da NewSpace Africa Conference na “órbita” angolana

O Centro de Convenções de Talatona, em Luanda, foi palco da III edição da Conferência Espacial Africana-2024, também conhecida na sigla em inglês (NewSpace Africa Conference), que decorreu de 2 a 5 do corrente mês, marcada de intensas e valiosas abordagens sobre os melhores caminhos para o desenvolvimento do mercado espacial africano.

07/04/2024 Última atualização 12H20
Opinião

Entre a Crença e o Conhecimento

Na encruzilhada entre a crença e o conhecimento, encontramos o cerne da nossa jornada humana. A crença, como uma chama vacilante na escuridão da incerteza, guia-nos quando o caminho se torna turvo e desconhecido. É a fé nas nossas convicções que nos impulsiona a avançar, mesmo quando o mundo ao nosso redor parece desmoronar.

07/04/2024 Última atualização 12H19
Opinião

Segredos do Huambo…

Não ia ao Huambo desde Maio de 2012, altura em que apresentei o romance “O Último Segredo” no Jardim da Cultura, na companhia do falecido embaixador Luís Neto Kiambata e numa iniciativa da Brigada Jovem de Literatura, liderada pelo também mui jovem João Lara Hotalala, então secretário-geral. Para quem não o leu, o “Último Segredo” é um retrato da vida social angolana em três gerações, que vão passando “testemunhos” de mão em mão, até aos recém-nascidos...

07/04/2024 Última atualização 12H16
Opinião

Amor em tempos de enxurradas

O grande “Gabo” (Gabriel Garcia Marquez) escreveu o romance “O amorem tempos de cólera”. Em Caxito, estamos envoltos no mesmo sentimento que une humanos, mas desta em tempos de enxurradas, um constrangimento que não impede a união de seres que apostam na proximidade passional para cumprir a missão inicial adiantada pelo Ngana, “Ides e multiplicai-vos”, e continuar com a vida.

07/04/2024 Última atualização 12H13
Opinião

“Saia de casa, a empregada agora é a minha esposa”

Sim! Já havia ouvido centenas de histórias sobre traições. Histórias de maridos descarados e sem carácter. Armanda olhava boquiaberta para a cena grotesca diante dos seus olhos: o marido enroscado no edredom com a empregada.

07/04/2024 Última atualização 11H59
Opinião

Ontologia de uma historiografia literária angolana - V

Na segunda metade do século XX, verificava-se que o desenvolvimento da consciência narrativa e auto-constitutiva dos jornalistas e escritores angolanos exprimia-se através de uma discursividade que permite demarcar a existência de comunidades históricas que habitam um território suportado por uma civilização, apresentando características de uma anti-colónia. Por conseguinte, as gerações de escritores cuja acção legitima a institucionalidade da literatura angolana operam com pensamentos que as afastam da tradição literária portuguesa, embora lhes esteja subjacente o espectro da matriz da literatura nacional europeia. Essa consciência narrativa e auto-constitutiva dos jornalistas e escritores angolanos assume a forma de nativismo literário, cujo sujeito é um alter ego do escritor da nacionalidade europeia