Sociedade

INEFOP prevê formar mais de 100 mil cidadãos este ano

JA Online

O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) pretende formar, este ano, 120.000 cidadãos, tendo já inscrito na sua grelha 80.788 e matriculados 39.802, em todo o país, anunciou, segunda-feira, a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues.

05/03/2024  Última atualização 12H45
Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues na abertura do ciclo formativo de 2024 do Sistema Nacional de Formação Profissional, ocorrido segunda-feira, 4 de Março de 2024 © Fotografia por: Direito Reservado

A responsável que falava durante a abertura do ciclo formativo de 2024 do Sistema Nacional de Formação Profissional, explicou que entre os 80.788 candidatos inscritos em várias especialidades formativas, 60.271 são do sexo masculino e 20.500 do sexo feminino.

Segundo a ministra, os cursos leccionados pelo INEFOP são realizados por curta, média e longa duração, o que permite a inclusão de mais cidadãos ao longo do ano.

Para este novo ciclo formativo, Teresa Rodrigues explicou que o Sistema Nacional de Formação Profissional, conta com 162 centros de formação, tutelados pelo INEFOP, além destes, existem 1.444 instituições privadas e outras 36 de entidades públicas, tais como do sector dos Petróleos, Construção, Agricultura e Energia, elevando a rede formativa para 1.642 unidades.

A ministra considera que a qualificação do capital humano constitui um dos eixos fundamentais para o desenvolvimento socioeconómico do país, por esta razão, é uma acção prioritária, prevista no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2023-2027).

O evento teve a presença  da ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula de Sacramento, os secretários de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe, Administração Pública, Amélia Varela, Educação, Gildo Matias e o vice-governador de Luanda, Manuel Gonçalves.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade