Cultura

Jovens Artistas Plásticos foram homenageados

Mário Cohen

Jornalista

A Brigada de Jovens Artistas Plásticos (BJAP), da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), viu reconhecido o seu trabalho, em prol da nova imagem que a capital do país está a apresentar nos últimos tempos, pela Comissão Administrativa de Luanda.

02/02/2021  Última atualização 10H35
Adão Mussungo (à direita) mostrou-se satisfeito pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido na pintura de murais © Fotografia por: DR
A homenagem, que se enquadrou nas celebrações das festividades dos 445 anos da fundação da Cidade de Luanda, realizou-se na Zona Verde do Alvalade, foi prestigiada pela presença da presidente da Comissão Administrativa de Luanda, Maria Nelumba.
Para o coordenador da BJAP, Adão Mussungo, constitui uma honra o reconhecimento da Comissão Administrativa de Luanda, ao trabalho desenvolvido pelos jovens artistas plásticos na cidade de Luanda, sobretudo na pintura de murais.

A BJAP foi agraciada com um certificado de mérito, entregue pelo administrador do Distrito Urbano da Ingombota, Rui Duarte. Além da BJAP foram homenageadas outras figuras e grupos que têm trabalhado na mudança da imagem da cidade de Luanda.
Para Adão Mussungo, o certificado de mérito espelha o valor e a dignidade que  a Comissão Administrativa de Luanda presta à BJAP, uma instituição formada por jovens artistas plásticos. O coordenador da  BJAP disse que o trabalho que a instituição tem desenvolvido  no sentido de os jovem criador  afirmam-se no mercado não tem sido nada fácil.

Na sua óptica, o resultado do trabalho que a instituição tem vindo a desenvolver nos últimos anos no meio de várias dificuldades, é uma honra estar entre os homenageados. "Este ganho aumenta a responsabilidade dos jovens criadores, que têm como objectivo servir a sociedade com o melhor da arte que a juventude tem vindo a demonstrar, dando uma nova imagem à cidade Luanda”. A BJAP aceitou o desafio da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda para pintar os principais viadutos da capital.

O primeiro mural foi produzido, em Novembro do ano passado, no viaduto do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, num espaço de 24 metros de comprimento e 7 metros de largura, com a bandeira da República de Angola e alguns símbolos nacionais. Na lateral do mesmo viaduto estão representados instrumentos musicais de várias regiões de Angola, com destaque para o dikanza, marimba, corneta, além da Palanca Negra Gigante.

O trabalho que faz parte de um projecto da Comissão Administra da Cidade de Luanda terminou a primeira fase, com um mural nas paredes da Corimba, junto ao novo viaduto que está a ser construído naquele bairro. O slogan do projecto de pintura de murais, enquadrado nas festividades dos 45 anos da Independência Nacional, é "Por está Angola que Amamos Respeito pelo bem comum. Paz Pão para todos viva Angola, viva a Independência”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura