Sociedade

Juventude incentivada a preservar os valores

Celeste de Melo

Jornalista

O Instituto Angola da Juventude realizou, ontem, na Biblioteca do Distrito Urbano da Samba, em Luanda, a 13ª edição do Encontro Inter-geracional, sob o lema “Preservando os valores da pátria, Honremos os nossos Heróis”, com o objectivo de promover o diálogo entre os jovens e alguns dos veteranos da Pátria

10/02/2024  Última atualização 10H23
Cornélio Caley foi um dos oradores convidados a palestrar © Fotografia por: Maria Augusta | Edições Novembro
O director-geral adjunto do Instituto Angolano da Juventude (IAJ), José Mateus, explicou que a actividade tem como objectivo juntar duas gerações num diálogo entre os nacionalistas e a nova geração de jovens.

"O Encontro Inter-geracional é uma oportunidade privilegiada para se reflectir com aqueles que, com o suor, sangue e lágrimas, tudo fizeram para o alcance da independência. Por outro lado, é também uma possibilidade para estabelecer ligações entre ambas as gerações, através da transmissão de conhecimentos aprofundados da história”, frisou.

Os jovens, continuou, têm a missão árdua de desenvolver o país. "É fundamental que haja essa troca de experiência”, disse. José Mateus aproveitou a ocasião para apelar aos jovens a estudarem mais para conhecerem melhor a História do país. "É através do conhecimento que poderão identificar-se e desenvolver o amor pela Pátria”.

A actividade foi realizada em alusão as comemorações do 4 de Fevereiro, Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, no intuito de promover a cidadania participativa, o patriotismo e a cultura de paz entre a juventude.

A administradora distrital do município da Samba Maria Pedreira enalteceu a acção do instituto e o posicionamento de alguns jovens no que concerne ao interesse em saber mais sobre o contributo dos que lutaram pela libertação nacional.

"É uma iniciativa louvável e muito importante, porque é um legado que passa de uma antiga geração para uma nova. Esperamos que actividades como estas se realizem com mais frequência e os jovens estejam envolvidos, para que possam ter conhecimento e aprendam a valorizarem e a respeitarem os símbolos nacionais”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade