Mundo

Libéria: Ministro pede demissão dias depois da posse

O novo ministro da Defesa da Libéria apresentou, segunda-feira, a demissão, cerca de dez dias após a sua nomeação, na sequência de manifestações de mulheres de soldados, anunciou a Presidência.

13/02/2024  Última atualização 10H00
© Fotografia por: DR

O novo Presidente, Joseph Boakai, "recebeu e aceitou a carta de demissão do ministro da Defesa recentemente confirmado” pelo Senado, Prince Charles Johnson III, declarou a Presidência, num comunicado de imprensa citado pela Lusa.

Ao fim da tarde, numa mensagem à nação, a Presidência anunciou que a general Geraldine Janet George seria nomeada provisoriamente ministra da Defesa.

Esta é a primeira crise política enfrentada por Boakai, desde a sua tomada de posse, a 22 de Janeiro. Na sua carta, o ministro demissionário cita "a perturbação política e civil causada pelo protesto de mulheres retratadas como esposas de militares” e o seu desejo de "preservar a paz e a segurança”, diz a Presidência.

Mulheres de militares liberianos bloquearam, no domingo e ontem, as estradas perto da capital, Monróvia, e noutros pontos do país, obrigando o Presidente Boakai a cancelar as celebrações do dia nacional dedicado às Forças Armadas, marcadas para ontem, constatou um correspondente da AFP.

A primeira barricada foi montada no domingo nos arredores de Monróvia, perto do quartel Edward Binyah Kesselly, na estrada que conduz ao aeroporto internacional, e novos bloqueios feitos com utensílios de cozinha e equipamento improvisado apareceram, ontem, noutros pontos do país.

Na estrada que conduz ao aeroporto, os automobilistas presos em longos engarrafamentos preferiram deixar os seus veículos na berma da estrada e seguir a pé.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo