Mundo

Libertadas 287 crianças sequestradas na Nigéria

JA Online

Cerca de 287 crianças nigerianas raptadas foram libertadas, duas semanas depois de terem sido retiradas de uma escola no estado de Kaduna, anunciaram, este domingo as autoridades.

24/03/2024  Última atualização 12H45
© Fotografia por: DR

Uma  escola no estado disseram as autoridades locais neste domingo, mais de duas semanas depois de as crianças terem sido retiradas da sua escola no estado de Kaduna, no noroeste, e marcharem para as florestas.

O governador do estado de Kaduna, Uba Sani, não deu detalhes sobre a libertação dos 287 alunos sequestrados de sua escola na remota cidade de Kuriga no dia 7 de Março, informa a Africanes.

Pelo pelo menos 100 dos alunos sequestrados têm entre 12 anos ou menos, que tinham sido levados para as florestas,

Num comunicado, Ubani Sani agradeceu ao presidente nigeriano, Bola Tinubu, "garantindo particularmente que as crianças raptadas sejam libertadas ilesas”.

Bola Tinubu prometeu resgatar as crianças "sem pagar um centavo” como resgate.

Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo sequestro de Kaduna, atribuídos a grupos que os moradores locais atribuíram a grupos rebeldes.

Pelo menos 1.400 estudantes foram sequestrados em escolas nigerianas desde 2014, quando militantes do Boko Haram sequestraram centenas de estudantes da vila de Chibok, no estado de Borno, em 2014.

 Nos últimos anos, os sequestros concentraram-se nas regiões noroeste e central do país, onde dezenas de grupos armados muitas vezes visam aldeões e viajantes em busca de resgate.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo