Desporto

Líder joga confortável no campo das Mangueiras

Betumeleano Ferrão

Aconteça o que acontecer esta tarde, o Desportivo da Lunda-Sul vai continuar como líder do campeonato nacional. Ainda assim, há motivos para acreditar que os lundas querem sair da zona de conforto para somar mais pontos no confronto com Wiliete de Benguela, marcado para as 15h00 no Campo das Mangueiras, e reforçar a condição de líder.

03/03/2024  Última atualização 10H25
Equipa do brasileiro Maurílio Silva apresenta uma qualidade diferenciada no esquema técnico-táctico © Fotografia por: Agostinho Narciso |Edições Novembro

A jogar como nunca antes, o Desportivo da Lunda-Sul faz a sua parte por mais que alguns pensem que se trata de um mero animador da corrida do título. A grande verdade é que a tranquila colheita de pontos prevalece sobre os adversários. Isso faz com que os lundas encarem os jogos de forma diferente.

Uma vitória sobre os verdinhos pode (re)confirmar o ascendente competitivo da equipa que não colocou a fasquia no título, mas está a forçar os tradicionais candidatos como o Petro de Luanda e o Sagrada Esperança a esticar o pescoço para verem o líder do campeonato.

Sem se deixar intimidar por ter o comando na mão, o Desportivo da Lunda-Sul assume diversas formas em campo para manter a passada larga; faz pela vida para vencer pela margem tangencial, quando não consegue um triunfo folgado.

Os vários golos apontados nos minutos finais dos jogos são provas de alguma coisa. Então, que o Wiliete ponha as suas barbas de molho para não provar do mesmo grupo que derrotou os outros.

Os verdinhos estão longe da forma desportiva ideal para chegar, ver e vencer nas Mangueiras. A intermitência impede a equipa benguelense de ser favorita. Ainda assim, o Wiliete tem a oportunidade de pontuar desde que consiga fazer mais e melhor, ou seja, não pode deixar que o adversário marque primeiro para depois reagir.

Na maioria das vezes, os verdinhos dão a sensação de que precisam de uma dose de derrota para mostrar a verdadeira qualidade. Dar minutos de avanço a um adversário super-motivado como o Desportivo da Lunda-Sul é meio caminho andado para a derrota. É bom que o Wiliete controle bem os níveis de ansiedade. Se adormecer, pode saborear mais uma derrota.

O Desportivo da Lunda-Sul está a fazer o "seu belo" campeonato. Até agora, resiste a todas as distracções possíveis, pois não está a guardar o lugar de ninguém. Todos os pontos amealhados foram graças à atitude competitiva. Por conseguinte, é normal que os lundas ambicionam prolongar o êxtase dos adeptos que, nem mesmo com o início triunfal, pensaram na persistência de uma equipa tantas jornadas consecutivas no campeonato nacional.

A cobrança do título é um exagero dos adeptos, mas os atletas já perceberam o verdadeiro motivo da emoção prevalecer sobre a razão. O mais importante é que a equipa técnica e o plantel, nem com muitas vitórias, mudaram o discurso. É uma atitude sensata, capaz de produzir frutos saborosos diante do Wiliete de Benguela.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto