Sociedade

Luanda e Huambo registam as primeiras mortes do ano

Xavier António

Jornalista

O país registou, nas últimas 24 horas, as duas primeiras vítimas mortais de Covid-19 em 2021, elevando para 407 o número de óbitos desde o surgimento dos primeiros casos em Março de 2020.

03/01/2021  Última atualização 13H20
Secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda © Fotografia por: Dombele Bernardo | Edições Novembro
Falando durante a habitual actualização dos dados da pandemia no país, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, indicou que as mortes ocorreram nas províncias de Luanda e Huambo, sendo um homem de 68 anos e uma anciã de 80.
Nas últimas 24 horas foram notificados mais 40 novas infecções, das quais 15 em Luanda, 14 no Zaire, quatro na Lunda-Norte, igual  número no Huambo, Benguela, Cabinda e Cuanza-Norte com um cada.

Os novos casos têm idades compreendidas entre 11 e 64 anos, sendo 25 homens e 15 mulheres. Na capital do país, as localidades mais acometidas foram Belas, Kilamba Kiaxi, Rangel, Samba, Talatona, Maianga e Viana.

Destaque ainda para 43 recuperados, dos quais 39 em Luanda e quatro no Moxico, cujas idades variam entre 11 a 63 anos.
Nesta altura, Angola soma um total de 17.608 casos confirmados, desde o início da pandemia, sendo que 407 são óbitos, 11.189 recuperados e 6.012 activos.
Segundo informou Franco Mufinda, do total de activos, um está em estado crítico, seis graves, 76 moderados, 72 leves e 5.867 assintomáticos. Nos centros de tratamento estão 145 doentes, menos cinco em relação ao dia anterior.

Amostras processadas

Ainda ontem, foram processadas 616 amostras por RT-PCR, das quais 40 deram positivo, correspondendo a uma taxa diária de positividade de 6,5 por cento.
Durante o encontro com os jornalistas, o governante reiterou que o baixo nível de amostras processadas se deve ao período da quadra festiva, situação que pode alterar nos próximos dias com aumento de mais casos positivos de Covid-19.
Com estes números, o total de amostras processadas, desde Março último, aumentou para 311. 942, com uma taxa de positividade de 5,6 por cento.
No dia de ontem, não foi dada nenhuma alta na quarentena institucional, mas as autoridades sanitárias controlam 259 pessoas e um total 3.947 contactos estão a ser vigiados do ponto de visto epidemiológico.

Já a Equipa de Saúde Mental e Intervenção Psicossocial assistiu 62 pessoas, através da Linha de Apoio Psicológico. O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) recebeu 43 chamadas, todas relacionadas a pedidos de informação da pandemia.
Nos pontos de entrada e saída de Luanda, foram testadas 610 pessoas, das quais 462 homens e 148 mulheres. Destes, 68 foram reactivos, o que expressa uma taxa de exposição de 11,1 por cento. Há ainda, 68 IGG, três IGM e dois IGG/IGM.

Vacinação no primeiro trimestre

Em Angola, o programa de vacinação contra a Covid-19 deverá iniciar a partir do primeiro trimestre deste ano. Apesar disso, Franco Mufinda disse ser fundamental o cumprimento obrigatório das medidas de protecção individual e colectiva, até se alcançar a imunidade, cortar a cadeia de transmissão do vírus Sars-CoV-2 e controlar a doença.

A Comissão Multissectorial de Combate à Covid-19 felicitou ainda a colaboração da população durante a quadra festiva. "Foi uma transição de ano calma com poucos ajuntamentos. Partilhamos o sofrimento consentido no combate à pandemia", concluiu o secretário de Estado para a Saúde Pública.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade