Desporto

Lunda-Sul bate Kabuscorp e consolida a liderança

José de Mátis

Jornalista

O Desportivo da Lunda-Sul está a ser uma agradável surpresa no presente campeonato nacional de futebol da primeira divisão. Se poucos esperavam por esta, é que a equipa lidera, à saída da 13ª jornada, com 25 pontos. domingo, na recepção ao Kabuscorp do Palanca, não teve contemplações e venceu por 3-1.

19/02/2024  Última atualização 08H00
Líderes da competição saíram animados do fim-de-semana com a disputa de mais uma ronda © Fotografia por: DR

Para muitos, não é o desfecho que estava nas previsões, mas são chamados a cair na real. Zeca Amaral e pupilos voltam de Saurimo cabisbaixos, vergados ao ónus da derrota. A formação lunda foi determinada e pragmática, não dando espaço de manobra ao adversário que, com vontade ou sem ela, teve de se render à evidência dos factos.

Não sabemos se se pode já considerar a equipa lunda como candidata ao título. Pelo menos da sua direcção e equipa técnica ainda não se ouviu um pronunciamento nesta perspectiva, estando apenas a fazer o seu campeonato. Mas na passada que vai, não seria nenhum desatino tomá-la como tal. Aliás, salvo outros arranjos matemáticos, já é campeão da primeira volta.

No Estádio 11 de Novembro, o Petro bateu-se ao limite das forças a ver se passasse pelo Desportivo da Huíla. Porém, os huilanos também vieram decididos a jogar por um resultado que não deixasse os créditos em mãos alheias. Depois de uma batalha sem quartel nas quatro linhas, o Petro chegava ao golo aos 89 minutos.

A despeito do resultado, os tricolores conservaram o segundo lugar com 24 pontos, ao passo que os huilanos passaram para o sétimo lugar com 18 pontos. Vale aqui abrir uma caixa alta para dizer que o Petro falhou uma grande penalidade que teria dado outra crónica ao jogo.

 Na cidade de Mbaza Congo, São Salvador do Congo e 1º de Agosto não foram para além de uma igualdade a uma bola. Claro que os militares, com uma classificação um pouco aquém das ambições e do potencial competitivo, esperavam vencer, mas não encontraram facilidades. Os caseiros souberam bater o pé e mostrar que em casa mandavam eles.

Grande salto deu o Sagrada Esperança que bateu, no seu reduto, o Wiliete de Benguela por 2-1, estando, como se diz na gíria, a morder agora os calcanhares do Petro, a quem se recomenda a tomada de enormes cautelas para evitar uma possível ultrapassagem nas próximas jornadas.

Na sequência do resultado, o clube de Benguela, que teve um início de campeonato bastante promissor, chegando mesmo a assumir a liderança por algumas jornadas, passou para o quinto lugar, que embora não sendo mau, mas em termos numéricos deixa-lhe distante do líder, já que a diferença passa a ser de oito pontos. Ou seja, 25/17.

Por sua vez, a Académica do Lobito recebeu e venceu o Santa Rita de Cássia por 1-0, magro resultado, mas que permitiu galgar degraus, ascendendo para o nono lugar na tabela classificativa, que não sendo um somatório confortável, mas permite respirar com algum alívio, sobretudo, quando não se tem o título como meta.

As vitórias permitem sempre elevar o moral do grupo, que encontra maior motivação para as jornadas seguintes. Mais do que isso, se está na derradeira jornada da primeira volta da prova e um nono lugar ao cabo do primeiro turno, já permite fazer contas não tão apertadas para aquilo que se perspectiva como safra da segunda volta.

Feliz da jornada saiu também o FC Bravos do Maquis, que venceu, em casa, o União Desportivo de Malanje por 2- 1, passando para a sexta colocação classificativa, com uma pontuação que permite sonhar com uma posição mais honrosa em relação à edição passada em que terminou em sexto lugar com 39 pontos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto