Política

Mais de 100 ex-militares recebem passes sociais

Um total de 107 cartões sociais foi entregue, domingo, a Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria em Benguela, no âmbito das comemorações do 4 de Fevereiro, Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, que culminou com a Independência Nacional a 11 de Novembro de 1975.

07/02/2024  Última atualização 09H20
Cartões vão contribuir na qualidade de vida dos ex-militares © Fotografia por: Edições Novembro

A directora municipal de Benguela para a Acção Social e Família, Aurora Borges, disse que, com a atribuição dos passes, os beneficiários passam, doravante, a usufruir de um conjunto de bens sociais sem custos.

Segundo a responsável, a isenção de pagamento de impostos em diversos serviços, como são os casos da energia eléctrica, água e transportes públicos. Informou que o processo de entrega de cartões começou em Janeiro, com a contemplação do primeiro grupo de 120 Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.

O antigo combatente Manuel Mavinga, que beneficiou também do cartão social, considerou o ganho um grande alívio para as inúmeras necessidades deste tempo de grandes dificuldades para todos.

"A iniciativa do Executivo é positiva e o ganho é uma demonstração do reconhecimento pelo nosso contributo em prol da Pátria”, disse Manuel Mavinga, realçando que foi a 4 de Fevereiro de 1961 que os angolanos mostraram a bravura e coragem.

"Ficamos muito satisfeitos ao fazerem coincidir a entrega de cartões sociais nesta importante data”, disse o antigo combatente, que, também, já assumiu o cargo político de administrador municipal adjunto, em Benguela.

Manuel Mavinga referiu que os cartões vão contribuir na melhoria da qualidade de vida daqueles que se bateram para que os angolanos fossem hoje livres e donos do próprio destino.

Por sua vez, a mestre em Administração e Gestão Escolar, Urania Neves, defendeu que as novas gerações (crianças, adolescentes e jovens) devem ser orientadas pelos adultos a tirar ilações, os melhores exemplos de entrega total ao bem-comum dos antigos combatentes, de modo a que isso lhes sirva na vida.

Na qualidade de directora do Instituto Médio de Formação de Professores, Urania Neves advogou o reforço das matérias sobre o 4 de Fevereiro a nível dos estabelecimentos de ensino, sobretudo, na disciplina de História.

"É, também, na escola onde as novas gerações devem saber seguir o exemplo dos combatentes e pôr isso em prática na vida técnico-profissional, aplicando os bons costumes no trabalho, desde as Artes, Comércio, Indústria, Produção Agro-Pecuária”, disse.

 
Pedido de mais atenção

O administrador adjunto de Benguela para a Área Política, Social e Comunitária, João Tomás António, disse que a nível do município se tem prestado uma atenção especial a esta franja da sociedade.

João Tomás António exemplificou o Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), implementado pelo Executivo para a melhoria das condições sociais e económicas dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.

O administrador adjunto acrescentou que há menos de dois meses foram entregues 42 kits diversos para fomentar o auto-emprego de mais de 200 cidadãos, organizados em cooperativas agropecuárias, pesca, comércio, indústria e prestação de serviços.

Para o fomento das actividades de rentabilidade económica, os antigos combatentes receberam motorizadas de três rodas, também conhecidas como kaleluias, kits de canalização, serralharia, electricidade, carrinhos de venda de sumos, material de corte e costura, de recauchutagem, carpintaria e outros.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política