Gente

Mara: o anão que encantou o país com a sua arte e talento

Mara, o anão mais famoso de Luanda, quiçá de Angola, há muito que não é visto.

15/01/2024  Última atualização 06H00
© Fotografia por: Pereira Santana | Edições Novembro

O homem, com menos de 1,50m e a esta altura já com mais de meio século de vida, tornou-se conhecido devido à sua presença activa em diversas actividades culturais, recreativas e desportivas.

No auge do movimento cultural em Angola, particularmente em Luanda, nos grupos de dança e do teatro em que fazia parte, Mara tornou-se numa das principais atracções. Destacou-se na época do "break dance”, foi um showman na dança tradicional cabetula e participou de vários desfiles de carnaval, nos blocos de animação. Apesar da sua baixa estatura, também tinha a ousadia de jogar basquetebol, com os amigos no largo Pancho, no bairro Miramar, actualmente largo de Unidade Africana.

Durante cerca de 40 anos, até que a família se mudou para outra zona algures de Luanda, Mara foi morador do bairro Miramar, tido como área de elite.

Por isso, gabava-se que era vizinho de Chefes de Estado.

Na mesma rua em que residia, mais ou menos duas casas depois da sua, estava a residência familiar do primeiro Presidente de Angola, Dr. António Agostinho Neto, e no mesmo quarteirão estava a residência do ex-Presidente José Eduardo dos Santos.Embora Mara se tenha mudado para um outro cantinho de Luanda, a sua essência permanece nas ruas e corações do bairro Miramar.

Onde quer que esteja, receba o kandando da Gente!

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Gente