Sociedade

Médicos preocupados com aumento dos AVC

Celeste de Melo

Jornalista

O director do Serviço de Cuidados Intensivos (UCI) do Complexo Hospitalar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento defendeu, domingo, em Luanda, um maior cuidado da população, em particular os jovens, com o coração, pelo facto dos Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) estarem a aumentar a cada ano nesta camada.

05/02/2024  Última atualização 08H48
Especialista Wilson Mpandi © Fotografia por: DR

Wilson Mpandi disse que o AVC é uma das doenças com maior registo nos Serviços de Cuidados Intensivos. "O problema é a alta prevalência nacional de hipertensão e o controlo de base da própria doença, assim como o facto de haver cada vez mais jovens com a patologia”, adiantou.

O número de jovens, a partir dos 30 anos, com AVC hemorrágico e hipertensão não controlada é um factor preocupante, por muitos destes pacientes não saberem do seu estado clínico. "A maioria acaba por dar entrada com um quadro avançado”.

Pelo aumento dos casos, o médico recomenda o redobrar das acções de sensibilização, em especial a nível das comunidades, assim como dos exames de rastreio. "Os exames de rotina são indispensáveis para o bem-estar e para garantir a qualidade de vida. Eles ajudam a avaliar o estado actual de saúde, detectando doenças que, muitas vezes, não apresentam sintomas quando diagnosticadas”, realçou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade