Economia

Mina de cobre de Tetelo arranca em seis meses

Victor Mayala | Uíge

Jornalista

A operação de implantação da mina de Cobre de Tetelo, situada na região de Mavoyo, em Maquela do Zombo, Uíge, estão na fase final, podendo dar lugar à produção dentro de seis meses, anunciou o director do Gabinete Provincial do Uíge do Desenvolvimento Económico Integrado, Marcelino Ferreira.

13/03/2024  Última atualização 12H16
Mina de cobre do Tetelo tem reservas estudadas de 10 anos © Fotografia por: DR
Em declarações à Rádio Nacional de Angola, ontem, o responsável avançou que, numa fase inicial, a Sociedade Mineira de Cobre de Angola projecta atingir uma produção de até oito mil toneladas de cobre por dia, uma cifra que pode ser incrementada no pico do funcionamento.

Acrescentou que a mina, concebida para ser a maior a céu aberto do país, prevê empregar 1.300 trabalhadores, detendo um jazigo de 1.955 quilómetros quadrados ao longo das regiões de Mavoyo, em Maquela do Zombo, Quimbumba e Pecheche, no município do Bembe. Marcelino Ferreira acrescentou que a mina tem um período de vida útil de mais de 10 anos, sendo que, na primeira fase, vai ser implantada num perímetro de apenas quatro quilómetros para, posteriormente, com o desenvolvimento de novas prospecções, ser alargada.

Foi projectada, igualmente, uma mina subterrânea com uma extensão de quatro quilómetros, tendo sido já feita uma galeria com 880 metros de profundidade. 

Rica em cobre, zinco e chumbo, a área de concessão de Mavoyo-Tetelo-Bembe está situada no cinturão do Congo Ocidental, dizem os dados disponíveis, há o registo dos depósitos de cobre de Mbamba Quilenda, descobertos na República Democrática do Congo, e os do Boko Songho, Mpassa e Mindouli, no Congo.

Recorde-se que o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, lançou a primeira pedra para a construção das instalações da mina em Maio do ano passado. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia