Desporto

Ministério garante condições financeiras para os Palancas

Paulo Caculo

Jornalista

O Ministério da Juventude e Desportos (Minjud) garante a criação de todas as condições financeiras e administrativas de forma a permitir que os Palancas Negras efectuem, sem sobressaltos, os jogos diante da Gâmbia, dia 25, em Banjul, e frente ao Gabão, dia 29, em Luanda, referentes à quinta e sexta jornadas do grupo D das eliminatórias ao Campeonato Africano das Nações de futebol (CAN´2022), nos Camarões.

11/03/2021  Última atualização 11H05
Carlos Almeida garante que o órgão de tutela está a dar tratamento ao assunto © Fotografia por: Eduardo Pedro | Edições Novembro
A informação foi prestada por Carlos Almeida, secretário de Estado para os Desportos, terça-feira, à margem da reunião com as federações desportivas.
"Recebemos uma comunicação da Federação de Futebol (FAF),  no dia 2, e, naturalmente, o Ministério está a dar tratamento em função daquilo que são as responsabilidades do país nas competições internacionais”, disse.

O governante acrescentou em seguida que não haverá embaraços na preparação para o jogo do combinado nacional.
"Entendemos que não haverá constrangimentos nenhuns, a nível financeiro e administrativo, que iniba a disputa dos jogos da Selecção Nacional. Estamos a trabalhar com afinco para que nada comprometa os jogos da Selecção Nacional”, tranquilizou.
Apesar do impasse que enfrenta a FAF com o processo eleitoral, disse, nada poderá influenciar negativamente na criação das condições necessárias e imprescindíveis à boa prestação dos Palancas Negras nos próximos dois desafios, decisivos na disputa do apuramento à Taça das Nações de África de 2022.

Questionado sobre que expectativas tem em relação à possibilidade de qualificação de Angola, colocado na última posição do grupo, com apenas um ponto, Carlos Almeida foi peremptório: "Como bom angolano, tenho de acreditar sempre e não podia ser diferente. Auguro que possamos alcançar um resultado positivo, que passa por uma vitória”.

Seleccionador nacional
é aguardado em Luanda

Pedro Gonçalves, seleccionador nacional de Honras, é aguardado a qualquer momento no país, tendo em vista o início da preparação dos Palancas Negras, agendado para dia 21, visando as duas últimas jornadas da "corrida” ao CAN dos Camarões.
A lista dos convocados é conhecida em breve, após a chegada do timoneiro da Selecção, proveniente de Portugal. Ao contrário da última convocatória do embate com a República Democrática do Congo (RDC), maioritariamente preenchida por jogadores da diáspora, a próxima deve reunir apenas atletas a evoluírem no Girabola, salvo alterações de última hora. Em causa está o facto de a pandemia da Covid-19 ter fechado fronteiras aéreas em alguns países e limitado o fluxo de aviões pelo mundo.

O Jornal de Angola apurou ontem, de fonte da FAF, que dois jogadores angolanos que evoluem na Alemanha declinaram o convite para vestirem as cores nacionais em virtude das condições impostas pelas autoridades sanitárias, com realce para a obrigatoriedade de cumprimento de quarentena domiciliar e institucional.
O último "onze” utilizado pelo seleccionador Pedro Gonçalves foi integrado por Hugo Marques, à baliza, Diógenes, Paizo, Jonathan Buatu e Matuwila, na defesa; Gaspar, Herenilson, Show e Geraldo, no meio-campo; Gelson Dala e Fábio Abreu, no ataque.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto