Mundo

Ministra das Infra-estruturas apresenta obras do Governo

A ministra cabo-verdiana das Infra-estruturas disse, ontem, que o Governo construiu ou reabilitou 206 quilómetros de estrada em sete anos, mas a oposição notou que é "muito menos de metade" das asfaltadas pelo anterior Executivo, até 2014.

10/02/2024  Última atualização 13H40
Eunice Silva, ministra cabo-verdiana das Infra-estruturas © Fotografia por: DR

"O actual Governo já construiu ou reabilitou, nestes sete anos de governação, 206 quilómetros de estrada e tem em execução 104 quilómetros", contabilizou a ministra das Infra-estruturas, Habitação e Ordenamento do Território de Cabo Verde, Eunice Silva, citada pela Lusa, ao intervir no arranque do debate parlamentar sobre o sector.

Segundo a governante, o objectivo dessas obras é "desencravar muitas localidades que são de grande potencial turístico e agrícola". A nível de requalificação urbana, Eunice Silva avançou que o actual Governo já contabiliza mais de 600 mil metros quadrados de área requalificada em todo o arquipélago. "Traduzidos em orlas marítimas, centros urbanos, centros históricos e bairros", enumerou a ministra, na abertura do debate proposto pelo grupo parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, na oposição).

Na sua intervenção inicial, Eunice Silva disse ainda que o défice qualitativo é de 40 mil casas no país, enquanto o quantitativo é de 14 mil, mas enumerou projectos em curso para "mais e melhor" habitação no país, entre os quais,     demolição de barracas nas ilhas do Sal e da Boa Vista. O deputado Alberto Melo, do grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD, no poder), destacou os "notáveis esforços" do Ministério tutelado por Eunice Silva, com "investimentos substanciais" e apelou ao diálogo para um "desenvolvimento sustentável e duradouro" para Cabo Verde.

Por sua vez, a bancada parlamentar do PAICV, que propôs o debate, registou "baixo nível" de execução dos compromissos assumidos pelo Governo desde 2016 e entendeu que "as infra-estruturas estão a surgir de forma avulsa, isoladas e sem qualquer visão de conjunto".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo