Política

Ministro anuncia aumento da pensão dos antigos combatentes

José Rufino | Luena

Jornalista

O ministro da Defesa Nacional e dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, anunciou no Luena, Moxico, o aumento nos próximos meses da pensão dos assistidos a nível Nacional.

29/04/2024  Última atualização 09H19
© Fotografia por: Arsénio Bravo| Edições Novembro

João Ernesto dos Santos, que falava no final de um encontro com os assistidos no pavilhão Gimno Desportivo 27 de Março na cidade do Luena, disse estarem inseridos no Sistema Nacional mais 66 mil assistidos.

Para o efeito, o ministro da Defesa Nacional, adiantou que o sector que dirige e o das Finanças, vão apresentar ao Executivo uma proposta para o aumento da pensão dos Antigos Combatentes, para materialização deste desafio nos próximos tempos.

A exclusão de alguns antigos combatentes, segundo fez saber o ministro, deveu-se pelo facto de muitos deles não possuírem os requisitos exigidos por Lei, e muitos deles terem nascido após a proclamação da Independência Nacional.

O director Nacional dos Antigos Combatentes, Casimiro Vata, disse que do processo de recadastramento realizado no país, a província do Moxico, apresentou um total de 24.240 pensionistas, dos quais 15.215 foram recadastrados.

Casimiro Vata informou igualmente que 9.025 pensionistas não efectuaram o processo de recadastramento. Durante o processo de cadastramento foram considerados aptos 9.407 pensionistas, dos quais 5.808 não aptos por diversas razões."Assistimos igualmente 5.202 reclamações, onde 4.027 não foram apto , bem como o registo de 228 duplicidade de IBAN e número de BILHETE DE IDENTIDADE diferentes”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política