Economia

Mirempet anuncia a concessão de bolsas de estudo para a Alemanha

O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás anuncia em breve, o início do programa de bolsas de estudo em parceria com a Universidade de Minas e Tecnologia de Freiberg da Saxónia, República Federal da Alemanha.

07/02/2024  Última atualização 08H51
Selado acordo com a Universidade de Freiburg da Saxónia © Fotografia por: DR

Programa que faz parte de um memorando de entendimento, assinado em Outubro de 2022, entre o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás da República de Angola, Diamantino Azevedo, e o reitor da Universidade de Minas e Tecnologia de Freiberg, Klaus-Dieter Barbknecht, durante uma visita de trabalho de uma delegação do Mirempet à referida instituição académica.

Conforme comunicado do Mirempet, a escolha desta universidade alemã tem como objectivo formar profissionais altamente qualificados nos campos da mineração, geo-ciências e áreas afins, visando inseri-los no mercado de trabalho.

A Universidade de Minas e Tecnologia de Freiberg da Saxónica  ocupa o quinto lugar na Europa no QS World University Ranking de 2022 por disciplina (Engenharia Mineral e de Mineração)

A nota refere que, além da sua formidável oferta académica e de pesquisa, a Universidade está localizada numa zona altamente industrializada do estado alemão da Saxónia, o que permite a instituição desenvolver fortes colaborações com muitas empresas de alta tecnologia, como a Infineon Technologies.

"Esta proximidade com as empresas permite que os estudantes se envolvam desde cedo em projectos da vida real. Em última análise, espera-se que isto, também, conduza a uma transferência significativa de tecnologia para o sector Mineiro de Angola através dos estudantes, que poderão beneficiar do programa de bolsas com início em Setembro de 2024", lê-se na nota.

Inicialmente, o ministério deverá conceder 15 bolsas de estudo integrais de mestrado em diversas áreas, incluindo Desenvolvimento Avançado de Recursos Minerais, Geociências, Engenharia Mecânica e de Processos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia