Coronavírus

OMS apela para doação de 10 milhões de doses

O director-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou para a doação de 10 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, para que 20 países possam iniciar a vacinação nos próximos 15 dias.

28/03/2021  Última atualização 11H40
Director-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, © Fotografia por: DR
Tedros Adhanom Ghebreyesus fez o apelo, sexta-feira, na habitual videoconferência de imprensa sobre a pandemia da Covid-19, transmitida da sede da organização, em Genebra, na Suíça. Segundo o dirigente da OMS, 20 países abrangidos pelo mecanismo de distribuição universal e equitativa de vacinas Covax, co-dirigido pela organização, continuam sem vacinas.

Para que a vacinação possa começar em todos os países nos primeiros 100 dias de 2021, conforme a meta traçada pela OMS, estes 20 países necessitam de ter 10 milhões de doses para iniciar a inoculação nas próximas duas semanas.
"O Covax precisa de 10 milhões de doses imediatamente, para que estes 20 países possam começar a vacinar os profissionais de saúde e os idosos nas próximas duas semanas”, frisou Tedros Adhanom Ghebreyesus, solicitando aos países que disponham de vacinas a mais para as suas necessidades que "doem o maior número possível de doses” para que a OMS possa "cumprir esta meta”.

"Dez milhões de doses não é muito, nem é o suficiente, mas é um começo”, afirmou, assinalando que "existem diversos países que podem doar estas doses” sem perturbar as suas campanhas de vacinação.
"Partilhar doses é uma escolha política”, disse, lamentando que "acordos bilaterais, proibição de exportações, nacionalismo e diplomacia de vacinas” tenham levado a atrasos nas entregas ao Covax e deixado "frustrados” os países que "investiram de boa-fé” neste mecanismo de distribuição de vacinas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login