Sociedade

País regista aumento de casos de violência contra a mulher

JA Online

A conselheira do ministro do Interior, Maria Joaquina da Silva, afirmou, sexta-feira,  em Luanda, que o país regista um aumento significativo de casos de violência contra a mulher.

09/03/2024  Última atualização 13H15
Conselheira do ministro do Interior, Maria Joaquina da Silva © Fotografia por: MININT

Maria Joaquina da Silva que falava no acto central do Dia Internacional da Mulher, ocorrido no Cine Atlântico, chamou atenção para os verdadeiros traumas que a violência doméstica provoca, sobretudo no que toca à desestruturação familiar, tendo sublinhado aumento de casos.

"Continuamos a observar com frequência um aumento dos casos de violência baseada no género. Comparativamente os anos de 2023 e 2022 houve aumento em todos os tipos de vviolência. Mais 957 casos de violência física, mais 522 casos de violência psicológica e mais 1.411 casos de natureza psicologica", disse a responsável.

A conselheira  disse, ainda, que o Ministério do Interior (MININT) não está inerte a estes casos pelo que, sob orientação do executivo adoptou uma série de medidas que vão desde a consciencialização sobre o papel da mulher, bem como a celeridade no tratamento das denúncias.

A responsável,  sublinhou que o Ministério criou áreas específicas de atendimento e tratamento diferenciado às vítimas bem como lançou a operação "Kuabo Njivunda", destinada a prevenir especificamente a violência doméstica, avançou o MININT, no Facebook.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade