Desporto

Pérolas abrem batalha para as “14” de Paris

Silva Cacuti

Jornalista

Depois de assegurada a qualificação aos Jogos Olímpicos de Paris´2024, as integrantes da Selecção Nacional sénior feminina de andebol começaram uma fase de disputa interna, para convencer o seleccionador nacional, Carlos Viver, das suas valências e estarem no grupo das 14, que vão à competição.

05/04/2024  Última atualização 11H55
Carlos Viver começa a trabalhar para o apuramento das que vão integrar o grupo definitivo © Fotografia por: AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO

O treinador disse que o trabalho da equipa decorre à perfeição no Pavilhão Paulo Bunze. Além de continuar a inculcar a sua filosofia de jogo, revelou que o "scouting” continua no sentido de encontrar as melhores unidades para aquele compromisso universal.

"Estamos a fazer observações, aliás, neste aspecto já trabalhamos muito durante os Jogos Africanos, aqui temos a integração das jogadoras que evoluem na Europa, que trouxeram mais experiência, competitividade entre elas e está um ambiente salutar”, disse   

As convocadas, trabalham para manter alta a performance, a fim de que o Viver sinta confiança. Para jogadoras que pela primeira vez trabalham com o treinador espanhol, o objectivo é dar o máximo e impressioná-lo.

O treinador destacou a integração de Magda Cazanga, que trabalha, pela primeira vez, sob sua orientação, depois de seis meses de ausência, por ter tido duas fracturas no antebraço.

"A Magda vi-a a jogar quando esteve em Espanha, também na Roménia, felizmente integrou bem o grupo e estamos satisfeitos com o desempenho do grupo todo”.

Magda Cazanga, também, disse conhecer a filosofia de jogo do treinador, que defrontou, na Roménia, em duas ocasiões, quando comandou o Rapid Bucareste.

"Estou satisfeita por voltar à Selecção Nacional, conheço o treinador, defrontei duas vezes a equipa que orientou na Roménia, não tenho dificuldade de comunicação, porque falo espanhol. Vou dar o melhor de mim para ficar entre as 14 que vão aos Jogos Olímpicos”, disse.

A Selecção Nacional cumpre o primeiro ciclo de preparação no quadro dos Jogos Olímpicos de Paris´2024. O ciclo acontece na Semana IHF, que permite às equipas de todo mundo dispensarem as jogadoras para as selecções nacionais.

Às ordens de Carlos Viver trabalham as seguintes atletas: Stélvia Pascoal (Saint-Amad HB de França) e as "romenas” Aznaide Carlos (Corona Brassov), Liliana Venâncio (Dunareia Braila) Magda Cazanga (CS Minaur) e Helena Paulo (Clube Targu Jiu).

Do 1.º de Agosto, treinam,  Domingas Pangu,  Eliane Paulo, Juliana Machado, Dolores do Rosário, Márcia Manuel, Liliane Mário, Natália Bernardo, M´Bongo Masseu, Isabel Guialo, Regina Lino e Dalva Peres. No Petro de Luanda, o treinador foi buscar Teresa Almeida "Bá”, Vilma Nenganga, Estefânia Venâncio, Marília Quizelete e Chelcia Gabriel.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto