Desporto

Petro e Interclube podem assegurar as meias-finais

Juscelino da Silva

Jornalista

Em vantagem nas respectivas eliminatórias, caso volte a vencer, o trio de favoritos, Petro de Luanda, Interclube e 1ºde Agosto, pode carimbar, hoje, o passe para as meias-finais da 46ª edição do Unitel-Basket, Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol.

06/04/2024  Última atualização 12H15
Na disputa do primeiro duelo, petrolíferos e polícias fizeram jus à condição de favoritos © Fotografia por: EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Os quartos-de-final, do nacional da bola ao cesto, é disputado no sistema de Play-off, a melhor de três partidas. Depois da estreia triunfante sobre o Interclube (B) por expressivos 111-57, Sérgio Valdeolmillos, novo treinador dos petrolíferos, tem praticamente assegurada a presença na penúltima fase da competição.

Os campeões em título visitam às 18h00, a equipa B da polícia, no Pavilhão 28 de Fevereiro. O Jornal de Angola apurou que técnico do Eixo Viário tem armada pronta para ultrapassar o adversário.

"Temos plantel para fazer mais e melhor. A equipa comportou-se bem em todos os sectores. No segundo desafio temos de voltar a ser fortes quer na defesa quer no ataque e assim podermos carimbar o passe para a meia-final”.

No segundo duelo com o conjunto afecto à Polícia Nacional, o espanhol pode alinhar o mesmo "cinco” inicial: Glofate, Buiamba, Keneth, Manuel e Anthony Nelson, sem desprimor para os demais.

Na outra partida do dia, às 16h00, o Petro de Luanda (B) mede forças com o Interclube, no Pavilhão do Isptec. A turma dos Bombeiros orientada por Apolinário Paquete está em vantagem na eliminatória ao vencer, 83-46, os comandados de Olímpio Cipriano.

Hélder Domingos Zé "Dinhão”, treinador adjunto dos polícias, defende que os jogadores têm de fazer mais e melhor para vencer os petrolíferos.

"Temos de defender melhor. Não podemos desprezar o adversário porque tem bons executantes. O Petro de Luanda B luta muito. É uma equipa muito aguerrida quer no ataque quer na defesa. Por isso, vamos com cautelas”.

Com um plantel superior ao Petro de Luanda (B), o conjunto visitante procura gerir a vantagem de 37 pontos para afastar os rapazes de Cipriano. A jogarem em casa, os tricolores ambicionam um resultado melhor.

À mesma hora, o 1ºde Agosto orientado por Lazare Adingono desloca-se ao Pavilhão Principal da Cidadela e joga frente o Atlético Sport Aviação (ASA). A vantagem de nove pontos, saldo do triunfo de 73-64, na primeira partida, permite aos militares encararem o desafio com alguma satisfação.

Apesar da vantagem, a turma do Rio Seco precisa de ter a mesma dinâmica, circular mais a bola, defender melhor e manter sempre a calma na hora da finalização.

Os aviadores, liderados por Cesaltino Reis, têm no plantel atletas capazes de dar a volta ao resultado, são os casos de Ludgero Galiza, Egídio Ventura, Gilson Martins, Godalfim Freitas e Ricardo Ucuhamba, só para citar estes.

Ontem, em dia de pausa, o ASA trabalhou na correcção dos erros cometidos no primeiro encontro. Hoje, o treinador espera uma resposta positiva da parte dos jogadores de forma a forçar o terceiro jogo dos play-offs.

A última partida do dia reserva o aliciante Vila Clotilde-Casa do Pessoal do Porto do Lobito, às 16h00, na Cidadela. Os rapazes da terra dos flamingos venceram, 84-74, em casa a formação do bairro Maculusso.

Adriano João, técnico do Vila, acredita na capacidade dos seus atletas em dar a volta ao resultado e forçar a "negra” na casa do adversário. Na Cidadela, o Vila Clotilde aproveita o apoio do público para inverter a desvantagem e dignificar as cores do clube.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto