Regiões

Polícia Nacional recupera gado furtado em localidades de pasto

Elautério Silipuleni | Ondjiva

Jornalista

Um total de 128 cabeças de gado bovino, furtado durante o período de transumância dos últimos meses do ano passado, nos municípios de Ombadja, Cuvelai e Cuanhama, província do Cunene, foram recuperados pela Policia Nacional, durante uma operação denominada “Chaendelela”, que visou desencorajar o roubo e furto de gado na região.

24/02/2021  Última atualização 07H00
Operação visou desencorajar o furto de animais na região © Fotografia por: DR
A operação, que decorreu em quase uma semana, permitiu também a recuperação de 14 caprinos, seis jumentos e dois suínos, bem como a detenção de dez indivíduos e a apreensão de 17 armas do tipo caçadeira, que eram utilizadas no furto dos animais, e oito motorizadas. Segundo o porta-voz da Polícia Nacional no Cunene, intendente Nicolau Tuvecalela, o gado foi encontrado na posse de alguns criadores nas comunas da Môngua e Mucope, nos municípios do Cuanhama e Ombadja.

"Devido à seca severa registada na região nos últimos anos, os criadores imigraram com o gado para zonas de pasto e muitos deles no regresso às suas localidades levaram animais de outros criadores”, disse. Acrescentou que, fruto de denúncias de criadores de animais e de populares, a Polícia viu a necessidade de realizar a operação, que culminou com a recuperação do gado.

O oficial considerou satisfatórios os resultados da operação, pelo número de gado recuperado em pouco dias.
Nicolau Tuvecalela disse que em função destas tácticas usadas pelos meliantes, a corporação está a reforçar as micro-operações em todos os municípios, bem como alertar os criadores a cuidar diariamente o gado, ao invés de ficar disperso no pasto.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões