Sociedade

Polícia recupera armas em posse de marginais

Engrácia Francisco

Jornalista

O Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional apreendeu, no final de semana, oito armas de fogo, sendo três do tipo metralhadora AKM e cinco pistolas, em posse de marginais, informou, segunda-feira, o porta-voz da instituição.

06/02/2024  Última atualização 07H58
© Fotografia por: DR

O superintendente Nestor Goubel avançou que, no mesmo período, foram detidos 136 indivíduos, sob suspeita de envolvimento em vários crimes, entre os quais dois cidadãos nacionais, de 15 e 19 anos, que, na madrugada do dia 4 do corrente mês, vandalizaram bens públicos na Central Térmica do Município do Cazenga.

 "A detenção ocorreu momentos depois dos detidos terem escalado o muro de vedação da referida central e subtraído, de forma fraudulenta, 15 metros de cabos de cobre”, disse.

Na sequência investigativa, continuou, foi possível deter um cidadão da Guiné-Conacri, residente no município de Luanda, Distrito Urbano do Prenda, sob suspeita de envolvimento no crime de receptação.

Durante a detenção, ressaltou, o referido cidadão tentou subornar o comandante da Unidade de Segurança da Central, com 120 mil kwanzas.

O Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional realizou, durante o período em referência, sete micro-operações, que permitiram o esclarecimento de 31 crimes.


Segurança rodoviária

No âmbito da regularização e fiscalização do trânsito automóvel, 521 automobilistas foram multados por diversas infracções ao Código de Estrada, com realce para 68 por paragem em locais proibidos, 48 por falta do seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel e 48 por não uso do cinto de segurança no exercício da condução. No mesmo período, continuou o superintendente, foram apreendidas 64 motorizadas.

Quanto à sinistralidade rodoviária, disse, registaram-se 14 acidentes de viação, que deixaram três mortos, 12 feridos e danos materiais avaliados em mais de oito milhões de kwanzas. "As causas prendem-se, essencialmente, ao excesso de velocidade e à falta de precaução no exercício da condução”, explicou. Nestor Goubel destacou, igualmente, a detenção de 57 automobilistas, com idades entre 31 e 58 anos, por condução em estado de embriaguez, desobediência e resistência ao agente da Ordem.

 
Conselhos

Durante o período em análise, foram realizadas seis barreiras de contenção de velocidade, com a utilização de radares e outros meios técnicos, tendo-se verificado maior incidência na Avenida Cmdt. Fidel Castro Ruz, Pedro de Castro Van-Dúnem Loy, 21 de Janeiro e Estrada Nacional número 100, no sentido Cabo Ledo.

O Serviço de Emergência Policial (terminal 113) registou 303 solicitações de intervenção, com destaque para os municípios de Luanda, Cacuaco e Viana, que mereceram a pronta resposta das Forças da Ordem. O superintendente Nestor Goubel apelou aos cidadãos no sentido de denunciarem aqueles que utilizam armas para o cometimento de crimes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade