Mundo

Presidente Tebboune antecipa legislativas

O Presidente argelino, Abdelmadjid Tebboune, dissolveu quinta-feira, ao fim da tarde, o Parlamento e convocou eleições legislativas antecipadas, noticiou a AFP.

20/02/2021  Última atualização 15H35
Chefe de Estado argelino © Fotografia por: DR
Tebboune fez este anúncio num momento em que a Argélia comemorava o Dia Nacional do Mártir, altura em que também anunciou o perdão a 30 militantes do grupo de activistas conhecido por "Hirak” que se encontravam detidos por liderarem uma série de protestos contra o Governo.
A dissolução acontece após uma série de reuniões entre o Presidente e chefes de partidos, incluindo Abdelkader Bengrina, chefe do Movimento de Construção Nacional e ex-ministro e candidato nas eleições presidenciais, vencidas por Tebboune.Espera-se, agora, que a Assembleia Nacional do Povo seja dissolvida nos próximos dias, para se poder ter uma ideia mais precisa sobre a data para a qual serão marcadas as eleições legislativas agora antecipadas.

Esta decisão foi conhecida depois de Abdelmalek Hamzaoui, principal arguido no julgamento do homicídio do francês Hervé Gourdel ter sido condenado à morte por um tribunal argelino. O falecido era um guia de alta montanha e foi decapitado por jihadistas em 2014.Gourdel, 55 anos, foi sequestrado enquanto explorava o maciço acidentado do Parque Nacional Djurdjura, na Argélia, um atractivo para caminhantes, mas também um antigo santuário para grupos armados.

Três dias depois do seu desaparecimento, homens armados do grupo militante Jund al-Khilafa - Árabe para Soldados do Califado - publicaram um vídeo do seu assassinato. Dos 14 suspeitos, oito são acusados de serem jihadistas e do sequestro e assassinato de Gourdel. No entanto, apenas um dos oito, Abdelmalek Hamzaoui, foi detido, sendo os outros julgados à revelia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo